Divisão Académica

Principal

 

Vias Profissionalizantes

 

O Decreto-Lei n.º 11/2020, de 2 de abril, criou os concursos especiais de ingresso no ensino superior para titulares dos cursos de dupla certificação de nível secundário e dos cursos artísticos especializados. Este diploma estabelece que os candidatos realizam provas nas instituições de ensino superior às quais se candidatam, tendo em vista avaliar os conhecimentos e competências consideradas indispensáveis ao ingresso e progressão no ciclo de estudos aos quais apresentem candidatura. O Politécnico do Porto (no qual o ISEP está integrado) associou-se aos Institutos Politécnicos de Bragança (IPB), de Viana do Castelo (IPVC), do Vale do Cávado e do Ave (IPCA) e à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), constituindo a REDE NORTE para a organização e articulação a nível regional da Prova de Avaliação de conhecimentos e competências.

Podem inscrever-se para a realização da Prova de Avaliação os candidatos que tenham concluído um dos cursos seguintes que permitem obter certificação de nível secundário escolar e profissional, conferente do nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ):

  • Cursos profissionais e cursos científico-tecnológicos/cursos com planos próprios;
  • Cursos de aprendizagem;
  • Cursos de educação e formação para jovens;
  • Cursos de âmbito setorial da rede de escolas do Turismo de Portugal, I. P.;
  • Cursos artísticos especializados;
  • Cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens da Região Autónoma dos Açores.
  • Cursos artísticos especializados de nível secundário da área da música;
  • Cursos de Estado-Membro da União Europeia, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional, e conferentes do nível 4 de qualificação do Quadro Europeu de Qualificações;
  • Outros cursos não portugueses, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional, nas situações em que os candidatos em causa tenham nacionalidade portuguesa.

A inscrição é submetida no portal da REDE NORTE depois de obter e inserir os dados de acesso. Neste portal é também divulgado o calendário de ações e datas de realização da Prova de Avaliação, conforme Edital de Abertura de Inscrições.

A Prova de Avaliação de conhecimentos e competências é constituída por duas partes, uma parte geral comum e uma parte específica correspondente à área do curso do ensino secundário que permite a candidatura a cada uma das licenciaturas. Tem por base a tabela de correspondência das áreas de educação e formação da Classificação Nacional de Áreas de Educação e Formação (CNAEF) e a deliberação da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).

Para acesso às licenciaturas do ISEP, a prova engloba Português e Matemática. Tem a duração total de 120 minutos, mais 30 minutos de tolerância. É realizada no ISEP ou numa das escolas que integram o Politécnico do Porto (IPP), sem prejuízo do candidato poder realizar a Prova de Avaliação em qualquer uma das instituições de ensino superior pertencentes à REDE NORTE.

Os candidatos que obtenham aprovação na Prova de Avaliação poderão, dentro do calendário estabelecido, apresentar candidatura para ingresso no Ensino Superior através do sistema online da DGES.



Contactos: 

 

E-mail:

info-sa@isep.ipp.pt

 

Telefone:

+351 22 83 40 500

 

 

 

 

 

Concurso Especial de Ingresso para titulares de dupla certificação

 

Candidaturas Provas Vias Profissionalizantes

 

Bolsas Ação Social