Divisão Académica

Principal

 

INSCRIÇÃO EM EXAMES

 

  • A inscrição em exames de época NORMAL é automática e gratuita.
  • Em caso de dúvida ou de impossibilidade de inscrição (por as classificações serem provisórias), não hesite em contactar o docente ou a Divisão Académica (info-sa@isep.ipp.pt).
  • Na época de RECURSO e na época ESPECIAL a inscrição é obrigatória e deve ser realizada até 24 horas antes da data do exame. A inscrição é efetuada no Portal do ISEP em [Inscrição em Exames > Efetuar inscrição em Exames]. Deve selecionar a época de exames adequada (Época de Recurso ou Época Especial de Setembro) e a(s) unidade(s) curricular(es) a que pretende apresentar-se a exame. É aconselhável inscrever-se para exame apenas após as classificações (de frequência e/ou exame normal) serem publicadas [Atividade Letiva > Ficha / Notas Parciais Aluno > Notas Parciais].
  • A inscrição para exames de ÉPOCA ESPECIAL decorre a partir de 15 de agosto.
  • O acesso à época de especial de setembro é permitido a estudantes com quatro ou menos UCs semestrais em falta para a conclusão do curso, estudantes com estatutos especiais (Regulamento de Estatutos Especiais do P.PORTO), estudantes em risco de prescrição e ainda a UCs com taxa de aprovação inferior a 60%, desde que o estudante tenha realizado avaliação em pelo menos uma das épocas de exame (normal ou recurso). A lista de UCs está disponível no portal em [Inscrição em Exames – UCs em Regime de Exceção].
  • A inscrição para exame às UCs Projeto/Estágio, Tese/Dissertação ou similares e submissão do relatório/tese pode estar condicionada a requisitos e prazos estabelecidos pelo Departamento.
  • Os estudantes que já possuem classificação positiva e definitiva às unidades curriculares podem realizar exame de MELHORIA DE NOTA. A inscrição prévia e obrigatória deve ser efetuada no portal do ISEP [Inscrição em Exames > Efetuar inscrição em Exames] até 48 horas antes do exame, selecionando a época de exames adequada.
  • A inscrição para exame de MELHORIA DE NOTA só é possível após obter aprovação à unidade curricular e as classificações serem publicadas como definitivas [Atividade Letiva > Ficha / Notas Parciais Aluno > Notas Parciais].
  • O exame de MELHORIA DE NOTA pode ser realizado nas épocas de exame normal e de recurso do semestre do funcionamento da unidade curricular e na época especial, mas o estudante tem de estar regularmente inscrito no ciclo de estudos e ainda não ter requerido o diploma de grau.
  • Por cada unidade curricular (UC) apenas pode ser realizado um exame de melhoria de nota.
  • Não é permitido requerer melhoria de classificação às UC’s creditadas por reconhecimento de competências académicas ou profissionais e às UC’s Projeto/ Estágio/Dissertação.
  • As inscrições em exames de recurso, de época especial ou melhoria implicam o pagamento da respetiva taxa. O mesmo é obrigatório e deve ser efetuado até à data limite de pagamento indicada junto à referência MB, mas respeitando o termo do prazo de inscrições de acordo com as unidades curriculares a que se inscreve.
  • Não é possível anular inscrições em exame ou proceder à devolução de quantias pagas.
  • Não são aceites inscrições em exame fora de prazo. Situações excecionais devem ser solicitadas e autorizadas através de requerimento à Presidência do ISEP.
  • No Projeto/Estágio ou UCs similares, o prazo estabelecido pelo Departamento para submissão no portal do respetivo relatório deve ser cumprido.
  • Não deve possuir quaisquer débitos (propinas ou outros) à instituição.

 

PERGUNTAS FREQUENTES

Como faço a inscrição em exames na época de recurso e época especial?

Nas épocas de recurso e especial a inscrição é obrigatória e é realizada através do Portal do ISEP, em [Inscrição em Exame], até 24 horas antes do exame. A inscrição implica o pagamento de uma taxa.

Enganei-me a realizar a inscrição num exame, posso anular?

Não possível anular a inscrição em exame nem pedir a devolução do pagamento.

Esqueci-me de inscrever em exame, o que posso fazer?

Em regra, não são autorizadas inscrições fora do prazo. Situações excecionais devem ser solicitadas e autorizadas através de requerimento à Presidência do ISEP.

Em que consiste a prova de melhoria?

Um estudante que requeira provas de melhoria de nota já demonstrou possuir pelo menos as competências mínimas fixadas nos objetivos da unidade curricular. Assim sendo, a prova de melhoria será uma avaliação especialmente concebida para o efeito, de forma a evidenciar o aprofundamento de competências do estudante.

Quais as condições para a inscrição em melhoria de nota?

Para estar em condições de inscrever-se a melhoria de nota, o estudante tem de estar regularmente inscrito no ciclo de estudos, ter aprovação à disciplina e não ter requerido o diploma de grau.

Posso fazer quantas melhorias por ano?

Não existem limitações quanto ao número de disciplinas para melhoria. O limite é de uma prova de melhoria de classificação por disciplina.

Há disciplinas em que não posso realizar exame de melhoria?

Não é possível realizar melhoria de nota às disciplinas creditadas por reconhecimento de competências e disciplinas de Projeto, Estágio e Dissertação.

Quando são realizadas as melhorias?

A prova de melhoria de classificação pode decorrer nas épocas normal ou de recurso do semestre a que pertence a disciplina ou na época especial.

Quais as regras para a inscrição em exame de melhoria de nota?

A inscrição e o pagamento da taxa devem ser efetuada até 48 horas antes da data do exame.

Como é realizada a prova de melhoria?

A prova de melhoria de nota pode ser global ou parcial e a avaliação pode ser oral, prática aplicada, e/ou escrita.

Se piorar a nota em exame de melhoria, qual a avaliação final considerada?

A classificação final da UC corresponde à nota mais alta.

 



Contactos: 

 

E-mail:

info-sa@isep.ipp.pt

 

Telefone:

+351 22 83 40 500

 

 

 

 

 

 

Inscrição em Exames

 

Desbloquear portal

 

Declaração de Presença em Exame