Divisão Académica

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MATRÍCULAS/INSCRIÇÕES


Quando um candidato ingressa num ciclo de estudos/curso do ISEP, através de qualquer um dos regimes de ingresso previstos na legislação em vigor, deve efetuar a sua matrícula/inscrição no ciclo de estudos/curso em que ficou colocado para adquirir a condição de estudante.
Nos anos seguintes, antes do início do ano letivo, o estudante deve efetuar, dentro dos prazos estipulados, a renovação da respetiva inscrição. A renovação da inscrição não dispensa a escolha de turmas e horários nos prazos definidos.

 

 

 INSTRUÇÕES/PROCEDIMENTOS PARA A MATRÍCULA

 

  1. Para realizar a matrícula deve aceder ao portal do ISEP e introduzir o número de estudante (código de utilizador) e a palavra-passe (o campo da palavra-passe é sensível a maiúsculas e minúsculas). Se a aplicação de apoio à inscrição não abrir de imediato, aceda a <Inscrições> <Inscrições 2021/2022>.
     
  2. São necessários os seguintes elementos (digitalizados e carregados — upload —  para a aplicação de apoio à inscrição):
    1. Passaporte, Cartão do Cidadão ou outro documento de identificação;
    2. Cartão de Contribuinte (se possui número fiscal português);
    3. Uma fotografia a cores tipo passe para publicação no portal;
    4. Data da última inoculação da vacina do tétano (cópia da capa e respetiva página do Boletim de Vacinas ou documento de saúde similar).

      Nota: Os formatos de ficheiro permitidos são: pdf; jpg (foto) ou tif.
       
  3. Deverá verificar e, se necessário, completar todos os dados pessoais e estatísticos de preenchimento obrigatório.
     
  4. Ao efetuar a matrícula/inscrição, deve escolher o tipo de horário (diurno ou pós-laboral) e o tipo de regime (tempo integral ou tempo parcial).

    Nota: Regime de estudante a tempo integral – Aquele em que o número máximo de créditos ECTS a que o estudante se pode inscrever, em cada ano letivo, corresponde ao número de créditos ECTS do ano curricular completo (60 ECTS). Regime de estudante a tempo parcial – Aquele em que o número máximo de ECTS a que o estudante se pode inscrever, em cada ano letivo, corresponde a 50% do número de créditos ECTS do ano curricular completo (30 ECTS).

 

 PROPINA E TAXA DE INSCRIÇÃO

 

  • A matrícula/inscrição implica o pagamento integral da propina ou da 1.ª prestação da mesma, acrescida da taxa de inscrição e seguro escolar, nos termos fixados na tabela de emolumentos em vigor e de acordo com o plano de pagamentos definido pelo Politécnico do Porto.
     
  • É possível fasear o pagamento da propina em 10 prestações mensais, entre o ato da inscrição e o mês de julho, ao invés do pagamento anual.
     
  • Os estudantes nacionais bolseiros ou candidatos à bolsa de estudos da DGES podem optar por pagar apenas a taxa de inscrição/seguro escolar no ato de inscrição e aguardar a decisão sobre a candidatura a bolsa.

    Pagamento através do Portal do ISEP:
       
  • Para concluir a matrícula/inscrição, deve obter no portal do ISEP os dados para pagamento da propina, taxa de inscrição e seguro escolar, através de Multibanco (ATM), acedendo, no menu lateral esquerdo do portal, a <Propinas – Pagamento Propinas>.
     

Nota: Os pagamentos efetuados após os prazos estipulados incorrem no pagamento de juros de mora.

PERGUNTAS FREQUENTES

P: Se iniciar ou terminar o curso no 2.º semestre, continuo a ter a obrigação de pagar a propina anual?

R: O valor da propina é devida anualmente, pelo que, independentemente da fase em que o estudante acede ao ensino superior, ou a data em que termina o curso, o valor a pagar é igual a todos os outros estudantes.

Com a matrícula, o estudante assume a obrigação de pagamento da propina anual definida para o ciclo de estudos em que se inscreve, não obstante ser permitido o pagamento em 10 prestações mensais, entre ato da inscrição e o mês de junho. 

 

P: O meu plano de pagamentos da propina não está correto. A quem devo comunicar?

R: A entidade que gere a propina é o P. Porto, pelo que qualquer situação a reportar sobre os planos de pagamentos devem ser remetidos ao P. Porto, por parte da escola ou por parte do estudante através do contacto: suporte.goa@ipp.pt   

 

P: O que me acontece se incumprir o plano de pagamentos que me foi definido?

R: O incumprimento implica a nulidade de todos os atos curriculares, nomeadamente a emissão de documentos e acesso às pautas definitivas dos exames realizados; implica a regularização do débito acrescido dos respetivos juros de mora, aplicados pelo P. PORTO e implica ainda a possibilidade de cobrança coerciva pela Autoridade Tributária.

 

 

 RENOVAÇÃO DE INSCRIÇÃO

 

  1. Os estudantes devem inscrever-se em todas as unidades curriculares em atraso e, em seguida, nas unidades curriculares do seu ano curricular. Esta inscrição deve ser feita dentro dos limites de ECTS correspondentes ao regime e ano curricular dos estudantes, de acordo com as regras a seguir descritas. A inscrição em anos avançados só será possível posteriormente, em prazo a comunicar pela Divisão Académica.
     
  2. Estudantes do 1.º ano curricular podem inscrever-se a um máximo de 60 ECTS (30 ECTS regime parcial).
     
  3. Estudantes dos restantes anos curriculares podem inscrever-se até um máximo de 80 ECTS (40 ECTS regime parcial), mas devem considerar que estão a usar uma bolsa de créditos (36 ECTS para Licenciaturas e 24 ECTS para Mestrados) que é única para todo o curso, pelo que são descontados os créditos já usados em anos letivos anteriores.
     
  4. Para concluir o curso, se a bolsa já estiver esgotada, são disponibilizados mais 12 ou 6 ECTS (regime integral ou parcial respetivamente). No entanto, será necessário o pagamento de emolumentos por cada ECTS adicional.
     
  5. Se considerar que precisa inscrever-se a mais ECTS que os definidos no nr.º 4, poderá submeter um requerimento à Presidência, mas será necessário pagar emolumentos por cada ECTS extra.
     
  6. Devem ser inseridos os dados estatísticos solicitados e os documentos que, entretanto, tenham sido atualizados, nomeadamente o documento de identificação.
     
  7. Aconselha-se a leitura do Regulamento de Matrículas e Inscrições do ISEP, que define o número de ECTS para cada regime (integral ou parcial) e o número de ECTS necessário para transitar de ano curricular.
     
  8. O acesso à inscrição pode ser feito através do ícone inscrições na página inicial do portal ou do menu lateral (Inscrições > Inscrições 2021/2022). 

    Atenção: A inscrição e preferência de turmas só serão possíveis após pagamento da taxa de inscrição, seguro escolar e primeira prestação da propina (exceto candidatos a bolsa de estudos, que só devem pagar a taxa de inscrição/seguro escolar). A certidão de matrícula também só será disponibilizada depois do pagamento.
     
  9. A certidão de matrícula só será disponibilizada depois do pagamento (o pagamento pode demorar até 48 horas úteis a ser processado. A certidão só estará disponível depois de validação de pagamento).
     
  10. Para obter os dados de pagamento, aceda, no menu lateral do portal, a <Propinas> <Inserir Pagamento>. Depois de confirmar o montante, visualizará os dados para pagamento através de Multibanco.
     
  11. A renovação da inscrição após os prazos estipulados está sujeita à aplicação da taxa por incumprimento de prazo prevista na Tabela de Emolumentos em vigor.

Qualquer dúvida poderá ser colocada através do contacto de e-mail da Divisão Académica (info-sa@isep.ipp.pt). Inclua sempre o número de estudante e utilize apenas um destinatário de correio para evitar o bloqueio dos sistemas de comunicação com mensagens semelhantes.

 

 ESCOLHA DE HORÁRIO

 

  • A preferência de turmas é realizada no portal, acedendo a «Inscrições > Preferência de turmas».

 

  • Deve indicar uma turma-base de entre as possíveis (uma turma do ano em que pretende inscrever-se a maior nº de ECTS). Poderá assinalar (se disponíveis) até 6 (seis) hipóteses distintas para a sua opção de turma-base.

 

  • Para cada turma-base, deve, também, escolher turmas para eventuais disciplinas em atraso compatíveis com a turma-base selecionada. Não é permitida a sobreposição de horários.

 

  • Para tomar conhecimento da sua colocação deve consultar o portal.

 

  • Só serão colocados os estudantes com a matrícula/inscrição devidamente regularizada (taxa de inscrição/seguro escolar pagos).


Nota: Alterações de turma e colocações após o prazo, devem ser solicitadas aos respetivos Departamentos.



Contactos: 

 

E-mail:

info-sa@isep.ipp.pt

 

Telefone:

+351 22 83 40 500