DIVISÃO ACADÉMICA

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OUTRAS QUESTÕES

 

Equivalências /Creditação de Competências


P: Como e quando posso pedir equivalências/ Creditação de Competências Profissionais?
R: O pedido de equivalência ou creditação é efetuado através do portal do ISEP (Atividade Letiva-> Equivalências-> Pedido equivalência), nos 30 dias subsequentes à matrícula/inscrição.
Tem um custo associado, o qual depende do número de unidades curriculares com aproveitamento que pretende submeter à apreciação. Deve anexar ao pedido, em formato digital, certidão de habilitações discriminada com as respetivas classificações, plano de estudos do curso, certidão de conteúdos programáticos e carga horária das unidades curriculares concluídas.
Nota: se o pedido de creditação incidir sobre unidades curriculares concluídas no ISEP e as classificações estiverem registadas no portal na sua ficha de estudante, pode anexar a visualização da mesma.

 

P: Quando serei notificado do resultado do pedido de creditação?
R:
 Assim que o processo for homologado pelo Conselho Técnico Científico do ISEP, o estudante é notificado para o e-mail institucional de estudante do resultado final do pedido. Caso a creditação seja por competências profissionais, será gerada uma fatura, no valor de 5,00€, por cada ECTS creditado.

 

P: Como obter o estatuto trabalhador-estudante?
R: Deve aceder ao Portal do ISEP e selecionar, no menu lateral esquerdo, atividade letiva> estatuto> pedido de estatuto. Seguidamente, escolher o estatuto pretendido, digitalizar e anexar os documentos necessários. Documento obrigatório a apresentar: a) Extrato de remunerações, emitido pelos Serviços da Segurança Social com os últimos descontos até ao segundo mês anterior àquele em que o estatuto é requerido, onde conste o nome do beneficiário.
Se não possui descontos à data do pedido do estatuto, deve apresentar a Declaração de inscrição na Segurança Social.
Para mais informações, o referido regulamento encontra-se disponível no Portal em Serviços> Divisão Académica> Regulamento dos Estatutos Especiais Estudantes do IPP.


Acesso e Ingresso no ISEP


P: Estou a concluir o 12.º ano e gostaria de prosseguir os meus estudos no ISEP. Como me candidato?
R: 
Podem candidatar-se aos cursos do ISEP os titulares do ensino secundário nacional ou estrangeiro, com provas de acesso válidas, através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. As provas de acesso variam de curso para curso.
A candidatura é submetida na plataforma da Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES), de acordo com calendário anualmente estabelecido Toda a informação sobre o processo está disponível na página da DGES.  


P: Sou detentor de um curso superior e pretendo candidatar-me a uma Licenciatura no ISEP. Onde encontro informação e como me posso candidatar?
R:
 As candidaturas de titulares de um diploma do ensino superior são submetidas online no Sistema de Candidaturas do Politécnico do PORTO.
As candidaturas decorrem, previsivelmente, a partir de julho. Os prazos, condições, procedimentos, documentos, vagas e critérios de seriação são divulgados no endereço acima indicado, através da publicação do Edital e Regulamento do Concurso.

 

P: Quantos créditos preciso obter para transitar de ano?
R: Para transitar para o 2.º ano, é necessário obter aprovação a mais do que 35 ECTS. Para transitar para o 3.º ano, é necessário obter aprovação a mais do que 95 ECTS.


P: Onde posso obter informações acerca de bolsas de estudo e candidaturas a alojamento?
R:
 Toda a informação disponível nos serviços de ação social do Politécnico do Porto: https://www.sas.ipp.pt/

 

P: O que é a propina e como é definida?
R:
 A propina é a comparticipação dos estudantes nos custos do ensino superior (Nos termos do n.º1, do art.º16.º da Lei n.º37/2003, de 22 de agosto).
A propina é devida anualmente, não obstante ser permitido o pagamento em 10 prestações mensais , entre setembro e julho.
A propina é estabelecida de acordo com o ciclo de estudos e regime de frequência (parcial ou integral) e é anualmente definida pelo Conselho Geral do P. Porto. Este valor difere se o estudante tem estatuto de estudante internacional.

 

P: Devo pagar a totalidade da propina ou é possível fasear?
R:
 É possível pagar mensalmente ou realizar o pagamento da propina anual.

 

P: Os alunos bolseiros ou candidatos à bolsa têm de pagar a propina?
R:
 Os estudantes nacionais bolseiros ou candidatos à bolsa de estudos podem optar por pagar apenas a taxa de inscrição/seguro escolar no ato de inscrição e aguardar a decisão sobre a candidatura a bolsa.


P: Tenho dúvidas em relação à atribuição de turma, a quem devo recorrer?
R
: A colocação dos estudantes nas turmas é da responsabilidade dos respetivos departamentos.


P: Pretendia alterar o meu horário, a quem devo solicitar?
R:
 A atribuição e gestão dos horários é da responsabilidade dos respetivos departamentos.


P: Como faço a inscrição em exame de época normal?
R:
 Em época normal a inscrição é automática e gratuita.

 

P: Como faço a inscrição em exames na época de recurso e época especial?
R:
 Em época de recurso a inscrição obrigatória e é realizada através do portal do ISEP até 24 horas antes do exame.
A inscrição implica o pagamento de uma taxa.

 

P: Enganei-me a realizar a inscrição num exame, posso anular?
R: 
Não possível anular a inscrição nem pedir a devolução do pagamento.

 

P: Esqueci-me de inscrever em exame, o que devo fazer?
R:
 Em regra, não são autorizadas inscrições fora do prazo. Situações excecionais devem ser solicitadas e autorizadas através de requerimento à Presidência.

 

P: Em que consiste a prova de melhoria?
R:
 Um estudante que requeira provas de melhoria já demonstrou possuir pelo menos as competências mínimas fixadas nos objetivos da unidade curricular. Assim sendo, a prova de melhoria será uma avaliação especialmente concebida para o efeito, de forma a evidenciar o aprofundamento de competências do estudante.

 

P: Quais as condições para a inscrição em melhoria de nota?
R:
 Para estar em condições de inscrever-se a melhoria de nota, o estudante tem de estar regularmente inscrito no ciclo de estudos, ter aprovação à disciplina e não ter requerido o diploma de grau.

 


P: Em que disciplinas não posso realizar exame de melhoria?
R:
 Disciplinas creditadas por reconhecimento de competências e Disciplinas de Projeto, Estágio e Dissertação.

 

P: Quais as regras para a inscrição em exame de melhoria de nota?

R: A inscrição e o pagamento da taxa até 48 horas antes da data do exame



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