Divisão Académica

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RENOVAÇÃO DE INSCRIÇÃO

 

  • A renovação da inscrição é realizada anualmente no Portal do ISEP, através do ícone [Inscrições] na página inicial ou acedendo no menu lateral esquerdo a [Inscrições > Inscrições 2024/2025].
  • Para preencher o boletim de matrícula/inscrição, os estudantes têm que completar os dados estatísticos solicitados e alterar/inserir os documentos que, entretanto, tenham sido atualizados, nomeadamente o documento comprovativo da identificação e nacionalidade.
  • Os estudantes devem inscrever-se em todas as unidades curriculares em atraso e, em seguida, nas unidades curriculares do seu ano curricular. Esta inscrição deve ser feita dentro dos limites de ECTS correspondentes ao regime e ano curricular, de acordo com as regras a seguir descritas. A inscrição em anos avançados só é possível mais tarde, dentro do prazo que vier a ser divulgado pela Divisão Académica.
  • Estudantes do 1.º ano curricular podem inscrever-se a um máximo de 60 ECTS (30 ECTS regime parcial).
  • Estudantes dos restantes anos curriculares podem inscrever-se até um máximo de 80 ECTS (40 ECTS regime parcial), mas devem considerar que estão a usar uma bolsa de créditos (36 ECTS para Licenciaturas e 24 ECTS para Mestrados) que é única para todo o curso, pelo que são descontados os créditos já usados em anos letivos anteriores.
  • Se a bolsa já estiver esgotada, e apenas para efeitos de conclusão do curso, são disponibilizados mais 12 ou 6 ECTS (regime integral ou parcial respetivamente). No entanto, será necessário o pagamento de emolumentos por cada ECTS adicional (valor fixado anualmente pelo Conselho Geral do Politécnico do Porto) e o pedido para esta inscrição deve ser realizado através de requerimento à Presidência do ISEP.
  • Se considerar que precisa inscrever-se a mais ECTS que os definidos no ponto anterior, poderá submeter um requerimento à Presidência do ISEP, mas será necessário pagar emolumentos por cada ECTS extra (valor fixado anualmente pelo Conselho Geral do Politécnico do Porto).
  • Para concluir a renovação da inscrição, terá que gerar os dados para pagamento da propina, taxa de inscrição e seguro escolar, podendo proceder ao pagamento através de Multibanco (ATM).

Nota: Os pagamentos efetuados após os prazos estipulados incorrem no pagamento de juros de mora.

  • A certidão de matrícula só é disponibilizada depois do pagamento (o pagamento pode demorar até 48 horas úteis a ser processado. A certidão ficará disponível depois de validação do pagamento).
  • A renovação da inscrição após os prazos estipulados está sujeita à aplicação da taxa por incumprimento de prazo prevista na Tabela de Emolumentos em vigor.

Qualquer dúvida poderá ser colocada através do e-mail da Divisão Académica (info-sa@isep.ipp.pt). Inclua sempre o número de estudante e utilize apenas um destinatário de correio para evitar o bloqueio dos sistemas de comunicação com mensagens semelhantes.
 

PERGUNTAS FREQUENTES

Quantos créditos preciso obter para transitar de ano?

Para transitar para o 2.º ano curricular, é necessário obter aprovação a mais do que 35 ECTS. Para transitar para o 3.º ano, é necessário obter aprovação a mais do que 95 ECTS.

No caso de não ter terminado a licenciatura até à data limite para efetuar a renovação da matrícula, devo matricular-me no mestrado?

Caso aguarde avaliações que podem condicionar a mudança de ciclo de estudos, deve esperar pela publicação da última nota definitiva e realizar depois a renovação da matrícula no prazo de sete (7) dias consecutivos.

O que é a bolsa de créditos?

É uma percentagem de créditos que é atribuída a cada estudante. Corresponde a 20% do total de ECTS do ciclo de estudos, ou seja, na licenciatura 36 ECTS e no mestrado 24 ECTS.

Após a realização da matrícula e pagamento, o valor consta como débito. O que devo fazer?

A informação do pagamento pode demorar entre 24 a 48 horas úteis a dar entrada no sistema.

Onde posso obter a certidão de matrícula?

Através do portal, em [Inscrições], após entrada do pagamento da taxa de inscrição, seguro escolar e 1.ª prestação da propina.

Depois de pedir a certidão de matrícula, consta no portal que a certidão foi emitida com sucesso, mas não a consigo obter. O que devo fazer?

Ativar as janelas pop-up do browser ou mudar de browser.

Sou aluno do Ano Zero e não consigo aceder à minha certidão de matrícula. Como posso obtê-la?

Deve obter a certidão junto da Divisão Académica.

Onde posso obter a declaração do passe sub23?

Através do portal, em [Inscrições], após entrada do pagamento da taxa de inscrição, seguro escolar e 1.ª prestação da propina.

A informação que consta na declaração do passe sub23 relativa à minha situação face à bolsa não está correta. O que devo fazer?

A informação que consta na declaração é a mesma disponível no portal e resulta do cruzamento de dados dos Serviços de Ação Social com a DGES. Se a informação estiver incorreta, deve aguardar a respetiva atualização e só então realizar novo pedido de declaração.

Quando a informação no menu propinas está correta, na declaração do passe sub23 vai estar igualmente correta?

Sim, se a declaração for solicitada após essa validação.

Onde posso obter informação face à situação perante a bolsa de estudos?

Para o efeito deve contactar os Serviços de Ação Social do P. PORTO ou validar a informação face à sua candidatura no portal, menu propinas/pagamento de propinas.

Pretendo retificar a minha inscrição, qual o procedimento?

Nos primeiros 30 dias após o início das atividades letivas pode realizar a retificação no portal (menu inscrições/retificação) ou através de e-mail para a divisão académica onde deve enunciar claramente o n.º de estudante e a retificação pretendida.

Pretendia retificar a minha inscrição, mas já passou a data definida para o efeito. Como proceder?

Para retificações após 30 dias depois do início das atividades letivas, deve submeter um requerimento à Presidência.

Onde posso aceder a todos os regulamentos que me são úteis enquanto estudante do ISEP?

Todos os regulamentos estão disponíveis no portal em [Serviços > Divisão Académica > Repositório de informação].

Atualizado em 09/07/2024



Contactos: 

 

E-mail:

info-sa@isep.ipp.pt

 

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+351 22 83 40 500

 

 

 

 

 

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