A Engenharia Civil é uma área abrangente que combina soluções funcionais com criatividade e inovação para melhorar a sociedade. Os engenheiros civis são responsáveis pelo projeto, construção, planeamento e gestão de empreendimentos como edifícios, infraestruturas de transporte, abastecimento de água e reabilitação urbana.
Porquê escolher esta licenciatura?
- Forma profissionais capazes de assumirem a gestão estratégica de projetos de construção, reabilitação e obras públicas, nos domínios das Estruturas, Infraestruturas, Hidráulica, Materiais e Tecnologias.
- Confere competências ao nível de projeto, coordenação, fiscalização e controlo de qualidade de obras, para a construção de novos empreendimentos, manutenção e reabilitação dos existentes.
- Inclui práticas laboratoriais, seminários com especialistas do setor, trabalhos de campo e visitas a empresas e obras.
- Tem uma forte componente tecnológica e de inovação, possibilitando aos estudantes a realização de estágio em contexto empresarial.
Mestrados de Continuidade
Horário:
Diurno ou pós-laboral
Registo Legal
Data inicial: 2019-06-24
Data final: 2025-06-24
As licenciaturas ISEP desenvolvem competências e conhecimentos técnicos, científicos e culturais com vista à inovação e exercício profissional, de acordo com o nível 6 do Quadro Nacional de Qualificações. Os diplomados podem assim ingressar no mercado de trabalho ao fim de três anos.
PERSPETIVAS DE CARREIRA
Os licenciados em engenharia civil poderão desenvolver atividades de planeamento, projeto, construção, direção, coordenação, fiscalização, manutenção e reabilitação nas seguintes áreas: estruturas (edifícios residenciais, industriais ou comerciais, pontes, reservatórios); infraestruturas (estradas, sistemas viários urbanos, obras de suporte, fundações); hidráulica e saneamento (sistemas de tratamento e distribuição de água, de tratamento de esgotos, de resíduos urbanos e industriais e sistemas de drenagem em geral); materiais e tecnologias, entre outras.
Empresas: Câmara Municipal do Porto, Efacec, Porto Estádio, Euromodal, Newton, Mota-Engil, Continental Mabor, Engenho&Obra; Politécnico do Porto, Telhabel, Águas do Porto, Senqual, CCAD, VN2R, JLEngenharia, Civil Spot, Foz Prestige, Risco Invert, Civil Traço e Blackcurrant, Casais.
Grupos de Investigação: CONSTRUCT - Instituto de I&D em Estruturas e Construções; FEUP – Universidade do Porto; CIIMAR/CIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental; Universidade do Porto; CESAM Centro de Estudos do Ambiente e do Mar
Parcerias com Instituições de Ensino
Projetos/estágios: Universidade Católica do Porto
Estabelecimento de acordos de Dupla Titulação com: Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM, Brasil); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Brasil).
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior
3135/9089 Licenciatura em Engenharia Civil
Provas de Ingresso:
07 Física e Química
19 Matemática A
Classificações mínimas:
Nota de Candidatura: 95 pontos
Provas de Ingresso: 95 pontos
Fórmula de Cálculo: Média do secundário (65%) + Provas de ingresso (35%)
Médias dos últimos colocados na Licenciatura em Engenharia Civil:
2019: 126,2 (1ª fase); 146,7 (2ª fase)
2020: 122,6 (1ª fase); 145,4 (2ª fase)
2021: 127,5 (1ª fase); 126,0 (2ª fase)
2022: 131,1 (1ª fase); 137,1 (2ª fase); 123,7 (3ª fase)
2023: 133,8 (1ª fase); 154,3 (2ª fase)
Preferência regional:
Percentagem de vagas: 50%
Área de Influência: Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
Outras modalidades de candidaturas (+info aqui):
• Concursos para maiores de 23 anos (M23),
• Concursos para titulares de cursos médios ou superiores;
• Concursos de mudança de curso, transferência e reingresso;
• CTeSP
• Diplomados de vias profissionalizantes do ensino secundário
O ISEP organiza cursos de preparação para a realização da prova de Matemática M23. Consulte a página do curso ou aceda neste site aos separadores «Outras Ofertas Formativas» e «Curso de Preparação de Matemática».
Propinas (2023/24):
- Estudantes nacionais e equiparados: 697€/ano
- Estudantes internacionais: 4500€/ano (possibilidade de desconto para os nacionais de um estado membro da CPLP)
(Possibilidade de pagamento faseado e de frequência em regime parcial)
Eurico Carola (consultar linkedin) “A escolha pela Licenciatura e o Mestrado em Engenharia Civil no ISEP foi das mais acertadas que fiz, não só porque tem uma base prática que prepara os alunos para as condições exigentes do mercado de trabalho, como a parte mais teórica consegue abranger mais do que simples conceitos teóricos, fornecendo também ferramentas. Uma vez que o curso não é mestrado integrado permite a entrada no mercado de trabalho logo após a licenciatura. A frequência do curso em horário pós-laboral é também uma mais valia, relativamente à conciliação com a atividade profissional. No ISEP senti-me em CASA e valorizado.” |
Rui Gavina (consultar linkedin) “A minha experiência no ISEP foi determinante para o desenvolvimento de competências colaborativas e de adaptação a novos desafios, fruto do espírito comunitário e de entreajuda vivido entre estudantes e corpo docente. Os laços estabelecidos e estreitados, que ainda hoje perduram, permitem-me não só uma continuidade do processo de aprendizagem a nível técnico-científico, mas também a proximidade com a comunidade profissional nacional e internacional.” |
Joana Oliveira (consultar linkedin) “A licenciatura de Engenharia Civil e Mestrado no ramo de Estruturas no ISEP, pela sua componente prática e estreita ligação com o mundo empresarial, deram-me as competências necessárias para me destacar no início da minha carreira profissional. A proximidade entre alunos e docentes e a possibilidade de utilizar laboratórios experimentais com as tecnologias mais avançadas da engenharia civil fazem do ISEP a escolha certa para o futuro!” |
Contactos:
Diretor de Curso:
|