DIVISÃO ACADÉMICA

Principal

 

CURSOs TÉcnicos Superiores Profissionais

 

Um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) é um ciclo de estudos de ensino superior com 120 ECTS e com 2 anos letivos de duração, constituídos por um conjunto de unidades curriculares organizadas em componentes de formação geral e científica, formação técnica e formação em contexto de trabalho, que se concretiza através de um estágio.

Um CTeSP confere um Diploma de Técnico Superior Profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações (QNP) nas áreas de formação que ministra.

Podem candidatar-se a um CTeSP:

  • Titulares de um curso de ensino secundário completo ou habilitação legalmente equivalente (com ou sem exames nacionais);
  • Titulares de um diploma de um CET (Curso de Especialização Tecnológica);
  • Titulares de um diploma de técnico superior profissinal ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;
  • Candidatos aprovados nas provas de Avaliação de Capacidade para a Frequência do Ensino Superior de Maiores de 23 anos, realizadas para o curso a que pretendem candidatar-se no mesmo ano da candidatura.

A candidatura aos CTeSP do ISEP realiza-se anualmente através do Concurso de Acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais no Sistema de Candidaturas do P.PORTO, dentro do prazo fixado e de acordo com os procedimentos e as condições previstas no Edital do Concurso e no respetivo Regulamento.

Os titulares de um diploma de técnico superior profissional do ISEP podem candidatar-se, através dos Concursos Especiais, ao curso de licenciatura do ISEP para a qual o CTeSP que concluíram faculta o acesso e obter equivalências, encurtando assim o período de estudos. Desde que previsto no Edital do Concurso, podem também ser dispensados da realização das provas de ingresso necessárias para acesso à licenciatura em causa.

 

PERGUNTAS FREQUENTES

Onde são lecionados os CTeSP?

A maioria dos CTeSP são lecionados em instalações externas ao ISEP, mas pode haver exceções. No Edital do Concurso é referido o local de funcionamento dos cursos, assim como na página de cada curso.

Em que regime funcionam os CTeSP?

Há cursos que funcionam em horário pós-laboral e outros em horário diurno. A informação está disponível na página de cada curso no site do ISEP.

Se eu tiver um diploma de especialização tecnológica ou um grau do ensino superior, com que habilitação devo candidatar-me?

O candidato deve apresentar-se a concurso sempre com a habilitação mais elevada.

Como faço para me candidatar?

A candidatura é submetida através do Sistema de Candidaturas do Politécnico do Porto, nos prazos e de acordo com os procedimentos definidos no Edital do Concurso de Acesso aos CTeSP. A instrução do processo de candidatura é feita exclusivamente online por carregamento (upload) de todos os documentos exigidos.

Quais são os critérios de seleção dos candidatos?

A seriação dos candidatos obedece aos critérios explicitados no Edital do Concurso de acesso aos CTeSP.

Existem vagas específicas para estudantes com deficiência?

Conforme dispõe o artigo n.º 40-E do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, os candidatos com deficiência têm prioridade na ocupação de um mínimo de duas vagas, até 4% das vagas que sejam fixadas para os CTeSP para os quais reúnam as condições de ingresso.

Posso beneficiar de bolsa da Ação Social Escolar?

Os estudantes dos CTeSP têm os mesmos direitos que os estudantes de licenciatura e de mestrado em matéria de ação social. Para mais informação sobre os apoios disponíveis pode consultar a página dos Serviços de Ação Social do Politécnico do Porto.

Sou estudante internacional. Também posso candidatar-me aos CTeSP do ISEP?

Sim. Contudo, um estudante internacional só pode candidatar-se caso possua o equivalente ao ensino secundário português, devidamente reconhecido, conforme referido no Edital do Concurso. O reconhecimento deve ser efetuado antes da candidatura. A Direção Geral da Educação disponibiliza informação sobre o regime de concessão de equivalência de habilitações estrangeiras.

Os estudantes internacionais também pagam uma propina superior aos estudantes nacionais ou equiparados.

Que legislação criou os CTeSP?

O regime jurídico dos CTeSP encontra-se previsto no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto.



Contactos: 

 

E-mail:

info-sa@isep.ipp.pt

 

Telefone:

+351 22 83 40 500

 

 

 

 

 

Bolsas Ação Social