
O Doutoramento em Inteligência Artificial e Engenharia de Sistemas Inteligentes (DIAESI) do ISEP, visa fornecer uma formação científica avançada dos fundamentos da inteligência artificial (IA), e capacitar na conceção e desenvolvimento de sistemas inteligentes que permitam resolver problemas complexos em empresas e outras organizações, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, tendo sempre em conta aspetos éticos e sociais.
Trata-se do primeiro doutoramento com a designação “inteligência artificial” em Portugal.
O programa doutoral envolve sete semestres (três anos e meio), tendo cinco unidades curriculares no primeiro ano, incluindo uma unidade curricular de preparação para o desenvolvimento da tese de doutoramento. Os últimos cinco semestres, são vocacionados para o desenvolvimento da tese de doutoramento, correspondendo a uma unidade curricular plurianual.
As aulas serão desenvolvidas em regime pós-laboral (dois dias por semana).
As aulas deverão começar entre meados de setembro e início de outubro.
210 unidades ECTS
Há quatro unidades curriculares (UC) semestrais, com seis créditos cada uma (três horas semanais cada), duas funcionam no primeiro semestre, e as outras duas funcionam no segundo semestre. Estas quatro UC são as seguintes: Metodologia Científica de Investigação e Inovação em Sistemas Inteligentes (1º semestre); Aspetos Sociais e Éticos em Inteligência Artificial (1º semestre); Comunicação e Disseminação Científica em Engenharia de Sistemas Inteligentes (2º semestre), e Proteção de Dados e Cibersegurança em Sistemas Inteligentes (2º semestre).
Adicionalmente, no primeiro ano do curso, há uma UC anual preparatória para a tese de doutoramento, com um total de 36 créditos (três horas semanais).
Nos cinco semestres seguintes do curso, há uma UC de tese de doutoramento, com 150 créditos.
Registo Legal
Data inicial: 2024-07-31
Data final: 2030-07-31
O mercado global da IA representou, em 2023, mais de 150 mil milhões de dólares americanos e estima-se que, em 2030, represente mais de 1300 mil milhões de dólares, com um crescimento anual sempre superior a 30%. Nesse enquadramento, o emprego científico e tecnológico na área da IA é pleno, sobretudo para profissionais com formação ao mais alto nível.
A consultora PwC estudou anúncios, publicados em 2023, para uma grande variedade de empregos, incluindo anúncios para informáticos, advogados e contabilistas. Concluiu que os salários para funções relacionadas com a IA eram, em média, 25% mais altos nos Estados Unidos do que para empregos comparáveis na mesma área que não exigiam essas habilidades.
Ao longo dos últimos anos, várias novas profissões têm sido criadas nas empresas para a área de inteligência artificial, nomeadamente Cientista de Dados, Engenheiro de Machine Learning e Engenheiro de Prompts, esta última vocacionada para tirar partido das ferramentas de inteligência artificial generativa.
Ao nível da investigação científica e da carreira docente de ensino superior, os perfis com forte formação em inteligência artificial são muito pretendidos, visto os projetos e cursos terem de se orientar cada vez mais para a IA.
O programa doutoral envolve dois departamentos do ISEP: o Departamento de Engenharia Informática (DEI) e o Departamento de Engenharia Eletrotécnica (DEE). Envolve também duas entidades de investigação científica e desenvolvimento: o Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e Desenvolvimento (GECAD), residente no ISEP/IPP, e com a classificação de excelente por parte da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e o Laboratório Associado Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESCTEC), que tem a participação do IPP, através de um polo integrado no ISEP. O GECAD é, ainda, parte integrante do Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes (LASI), onde estão presentes 13 unidades de investigação de universidades (Porto, Nova de Lisboa, Coimbra, Minho e Aveiro) e politécnicos (Porto e Cávado e Ave).
Será incentivado o estabelecimento de protocolos entre empresas e o programa doutoral, nomeadamente para empresas que tenham funcionários inscritos no mesmo.
O programa doutoral estará integrado em redes internacionais de programas doutorais em inteligência artificial, e estabelecerá uma forte ligação com outros programas doutorais internacionais focados na inteligência artificial.
Serão incentivados programas de bolsas de doutoramento para estudantes, no âmbito da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Podem candidatar-se:
- Titulares do grau de mestre ou equivalente legal em cursos de Engenharia Informática, Engenharia Eletrotécnica ou em cursos equivalentes, mas com trajetórias dos respetivos titulares, adequadas para a Inteligência Artificial e Engenharia de Sistemas Inteligentes;
- Titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, para a área da Inteligência Artificial e Engenharia de Sistemas Inteligentes, e que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos, pelo Conselho Técnico-Científico do ISEP;
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional relevante, para a área da Inteligência Artificial e Engenharia de Sistemas Inteligentes, e que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos, pelo Conselho Técnico-Científico do ISEP.
Consulte aqui o Edital do Concurso (PT) Public Notice (EN)
Candidaturas aqui
Vagas: 20 (1.ª fase)
Datas de Candidatura:
1.ª Fase - 12 a 30 de maio de 2025
2.ª Fase - 1 de julho a 29 agosto de 2025
3.ª Fase - 1 a 8 de outubro de 2025
(As segunda e terceira fases abrem mediante a disponibilidade de vagas resultantes das fases anteriores)
Propinas (2025/2026):
- Estudantes nacionais: 2600€/ano
- Estudantes internacionais: 4500€/ano
- Possibilidade de frequência em regime a tempo parcial para todos os estudantes
![]() | Goreti Marreiros (consultar linkedin) |
Contactos:
|