A concretização do programa Portugal 2030 e do Plano Nacional de Investimentos 2030 perspetiva uma renovação da importância da engenharia civil. Elementos cruciais para o sucesso destas agendas de modernização são os engenheiros civis, capacitados para aplicar novas ferramentas e metodologias na concretização de projetos sustentáveis de construção e revitalização urbana.
A engenharia civil capacita para a multifuncionalidade e para a liderança, sendo uma profissão fundamental na sociedade, possibilitando a atuação num leque muito abrangente de áreas profissionais.
Porquê escolher este mestrado?
- Especializa profissionais com competências avançadas ao nível de projeto, gestão de empreendimentos, conservação e reabilitação do património;
- Permite a escolha entre quatro especializações opcionais: construções, estruturas, gestão da construção e infraestruturas;
- Desafia os estudantes a resolver estudos de caso e a desenvolver o projeto final de curso num contexto prático, aproveitando as mais de 50 parcerias empresariais existentes;
- Promove o conhecimento de matérias necessárias à atividade profissional e de investigação na área de engenharia civil.
Horário:
Diurno: segunda a sexta-feira, 16:10-20:00.
Pós-laboral: segunda a sexta-feira, 18:10-23:30.
Registo Legal
Data inicial: 2019-05-23
Data final: 2025-05-23
Saídas profissionais:
- Empresas nacionais e internacionais de construção civil e obras públicas;
- Gabinetes de estudos e projetos;
- Câmaras municipais, serviços municipalizados e Gabinetes de apoio às autarquias;
- Empresas de consultadoria, fiscalização, gestão e manutenção de empreendimentos;
- Indústria de materiais de construção;
- Indústria de prefabricação;
- Instituições de ensino e/ou investigação.
Taxa de empregabilidade: 98,6%
Empresas:
Mota-Engil; Águas do Douro e Paiva; Garcia-Garcia; Telhabel Construções; Construções Vila Maior; Ascendi; ASL; Civitec; CACAO Civil Engineering; Omega; Ccad - Serviços de Engenharia; Core-Concept; Enescoord - Coordenação e Gestão de Projectos e Obras; Euromodal; NCREP - Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património; GEG; Newton - Consultores de Engenharia; Senqual - Sociedade de Engenharia e Qualidade; PortoEstadio - Gestão E Exploração De Equipamentos Desportivos, entre outras.
Grupos de investigação:
CONSTRUCT - Instituto de I&D em Estruturas e Construções; CIIMAR/CIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental; LIAAD INESC TEC – Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão; INESC/IPP; LEMA - Laboratório em Engenharia Matemática; CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar; CIETI - Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Indústria; Núcleo de Biomateriais e Nanotecnologia (NBIN) e GILT - Games Interaction and Learning Technologies.
Parcerias com Instituições de Ensino:
LESE-CONSTRUCT; LABEST-CONSTRUCT; Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM-UA); Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ESP); Universidade de Creta (GR); Universitat de Barcelona (ESP); Universidade Federal de Ouro Preto (BR); Universidade Federal de Juíz de Fora (BR); Katholieke Hogeschool Sint-Lieven (BEL); Hochschule Anhalt (ALE); University of Architecture, Civil Engineering and Geodesy Sofia (BUL); Universitat de Girona (ESP); Universitat Politècnica de València (ESP); FEUP-UP; Universidade do Minho; Universidade de Coimbra; IP Viana do Castelo; IP Coimbra; IP Viseu; Universidade Politécnica de Madrid (ESP) e KTH Royal Institute of Technology Stockholm (SWE).
Protocolos de dupla titulação:
Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM, S. Paulo, Brasil) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Brasil).
Quem pode candidatar-se ao mestrado:
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal (*1);
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da escola (*2);
- Detentores de um currículo escolar, científico e profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da escola (*2).
(*1) Conforme edital, os finalistas de licenciaturas podem concorrer, sujeitos a admissão condicional, devendo apresentar prova de conclusão da licenciatura impreterivelmente até ao último dia do prazo para matrícula/inscrição da fase à qual se candidataram, sob pena de exclusão da mesma.
(*2) Os candidatos nestas condições devem solicitar antecipadamente este reconhecimento. Mais informações sobre o processo disponíveis aqui. Pode ainda contactar a Divisão Académica do ISEP ou a direção do Mestrado.
Consulte aqui o edital.
Consulte aqui o mapa de vagas sobrantes para a 2.ª Fase do Concurso.
Propinas (2024/2025):
- Estudantes nacionais: 950€/ano
- Estudantes internacionais: 4500€/ano (possibilidade de desconto para os nacionais de um estado membro da CPLP)
- Possibilidade de pagamento faseado e de frequência em regime a tempo parcial para todos os estudantes
Datas de Candidatura:
1.ª Fase - 11 de junho a 5 de julho de 2024
2.ª Fase - 19 a 30 de agosto de 2024
3.ª Fase - 26 de setembro a 7 de outubro de 2024
(As segunda e terceira fases abrem mediante a disponibilidade de vagas resultantes das fases anteriores)
|
Jorge de Andrade Leite (consultar linkedin) “Sou engenheiro Técnico Civil desde 1998 e tenho gabinete de projeto desde essa data. Escolhi o curso de Mestrado de Engenharia Civil pelo facto do ISEP oferecer a possibilidade de frequência do curso em período noturno. Frequentei o Ramo de Estruturas por ser a opção que mais se enquadrava com as minhas necessidades profissionais. Os conteúdos apresentados na globalidade das unidades curriculares que frequentei mostraram-se ajustadas às minhas espectativas. Sem dúvida alguma foi a melhor aposta formativa. |
Joana Quelhas (consultar linkedin)
Estágio profissional na empresa Garcia, Garcia Design & Build - cargo de Adjunta de Diretor de Obra.
«A engenharia por si só é complexa, adicionando a área da construção torna-se ainda mais fascinante, porém trabalhosa. Este curso permitiu-me perceber, de uma forma mais prática, o perfil polivalente que um engenheiro civil tem de ter. A disponibilidade dos docentes, a partilha de conhecimento, a possibilidade de realizar um estágio no final da licenciatura e do mestrado, permite a interação da prática empresarial com os conceitos lecionados, o que constitui uma enorme mais valia para um bom profissional.»
Nuno Monteiro (consultar linkedin)
Alumni (ramo estruturas), Estagiário na NCREP - Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, Lda
«Durante a enriquecedora experiência académica que vivi no ISEP, licenciei-me em Engenharia Civil e especializei-me, através do mestrado, no ramo de estruturas. Para além da vertente social onde encontrei um ambiente rico em entreajuda e companheirismo, considero que a formação que adquiri neste Instituto possui uma forte componente prática, que, juntando ao leque de ferramentas e conhecimentos teóricos transmitidos me capacitou para responder de forma autónoma e proativa aos desafios iniciais do mercado de trabalho.»
Teresa Sampaio (consultar linkedin)
Alumni (ramo construções), Engenheira civil na Empresa AFAPLAN e Engenheira Fiscal Adjunta na obra do World of Wine
«A formação teórica de base aliada a uma forte componente prática que adquiri na Licenciatura em Engenharia Civil e no Mestrado no ramo de Construções no ISEP, proporcionaram-me as competências necessárias para enfrentar os desafios profissionais em obra. A especialização no ramo de Construções permitiu-me evoluir e ganhar capacidade para superar desafios de maior dimensão."»
Contactos:
Diretora de curso:
|