ISEP|GO | SUCESSO ACADÉMICO | Novo Semestre

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Para alguns, iniciar um novo semestre pode representar a oportunidade de colocar em prática a expressão adaptada “novo semestre, vida nova”.

De facto, antes do próximo semestre começar, é agora a oportunidade ideal para fazeres um balanço ao semestre anterior. 

 

Para te orientar, sugerimos que procures responder numa folha (papel ou Word) ou nas notas do teu telemóvel às seguintes questões:

  1. Que objetivos e/ou responsabilidades (por exemplo: académicas, extracurriculares, profissionais, pessoais, entre outras) tinha a meu cargo no semestre anterior?
  2. Consegui dar resposta às minhas responsabilidades? 
  3. Defini objetivos académicos? Se sim, quais?
  4. Procurei organizar-me ao longo do semestre?
  5. Quantas unidades curriculares completei?
  6. Estudei?
  7. Fui às aulas com regularidade? 
  8. Atingi resultados com os meus métodos de estudo? 
  9. Procurei feedback na revisão das minhas avaliações com os docentes?
  10. Senti que me faltou alguma coisa ao longo do semestre?
  11. O que é que poderia ter feito de diferente?
  12. O que é que me impediu de alcançar certos resultados no semestre anterior? 
  13. Tive perceção destes obstáculos ao longo do tempo?
  14. O que é que foi positivo e pretendo manter neste próximo semestre?
  15. O que pretendo efetivamente mudar?
  16. Como é que posso, de forma realista, fazer esta mudança?

Nota: Não existem respostas certas ou erradas, tenta apenas ser honesto contigo mesmo.

 

Após veres estas questões respondidas, já terás presente uma visão geral sobre o teu desempenho. Agora, o Gabinete de Orientação (ISEP|GO) sugere-te a realização de uma análise SWOT à tua performance académica (Figura 1). 


Esta ferramenta é útil, tanto por te ajudar a obter uma perceção interna sobre as tuas expectativas versus performance real, como para assinalar ameaças e oportunidades externas que, por vezes, podem influenciar o teu desempenho e merecem ser equacionadas quando estabeleces objetivos (ou na falta deles).

 

Figura 1. Análise SWOT da Performance Académica Individual

Ambiente

Interno

(relacionado com o indivíduo, as suas características, competências e atitudes)

Strenghts/Forças

Weaknesses/Fraquezas

  • O que é que correu bem este semestre?
  • O que é que fiz para alcançar os resultados pretendidos com sucesso? 
  • O que é que posso identificar como sendo o meu ponto forte? E como as minhas competências fortes? 
  • O que é que fiz para contrariar a procrastinação e a falta de vontade?
  • Considero que superei alguma coisa ou situação que não me julgava capaz? Se sim, o que é que aprendi com ela? Como pode ser útil para o meu desempenho?
  • O que é que devo manter para o próximo semestre?
  • Como é que cuidei de mim?

 

  • Quais é que são as fragilidades do meu método de estudo ou da forma como me organizei?
  • O que é que falhou ou não correu como esperado?
  • O que é que podia ter sido melhor e porquê?
  • O que é que eu não fiz e me limitou?
  • Como é que eu costumo encarar os desafios?
  • Não arranjei alternativas à falta de vontade para estudar, porquê?

 

 

Ambiente Externo 

(relacionado com as circunstâncias, os recursos, as políticas, as responsabilidades extracurriculares, decisões e/ou a participação dos outros)

Opportunities/Oportunidades

Threats/Ameaças

  • Perante as minhas fragilidades e ameaças, o que é que posso tentar mudar e/ou implementar para as combater?
  • Face às minhas dificuldades este semestre, o que é que posso tentar experimentar para mudar os resultados?
  • Existiu alguma mudança (por exemplo pessoal, no curso, na UC, entre outras) que possa ser uma oportunidade positiva? Se sim, como? 
  • Que recursos úteis tenho no meu acesso e que me podem ajudar a melhorar a minha performance?
  • O que é que parece ter sido um obstáculo aos meus resultados?
  • Que tipo de situações fugiram ou fogem do meu controlo?
  • O que é que atrasou ou limitou os meus resultados?
  • Tive algum acontecimento ou situação este semestre que pode ter limitado o meu desempenho?
  • Tenho receio ou insegurança em relação alguma coisa que possa afetar a minha concentração, motivação e/ou sono?
  • Atravesso alguma dificuldade pessoal, social, ou familiar que possa ter implicação nos meus estudos?

 

 

 

Para te apoiar nesta etapa, sabe que podes contactar o ISEP|GO, enviando um e-mail para: isep-go@isep.ipp.pt .