
Para alguns, iniciar um novo semestre pode representar a oportunidade de colocar em prática a expressão adaptada “novo semestre, vida nova”.
De facto, antes do próximo semestre começar, é agora a oportunidade ideal para fazeres um balanço ao semestre anterior.
Para te orientar, sugerimos que procures responder numa folha (papel ou Word) ou nas notas do teu telemóvel às seguintes questões:
- Que objetivos e/ou responsabilidades (por exemplo: académicas, extracurriculares, profissionais, pessoais, entre outras) tinha a meu cargo no semestre anterior?
- Consegui dar resposta às minhas responsabilidades?
- Defini objetivos académicos? Se sim, quais?
- Procurei organizar-me ao longo do semestre?
- Quantas unidades curriculares completei?
- Estudei?
- Fui às aulas com regularidade?
- Atingi resultados com os meus métodos de estudo?
- Procurei feedback na revisão das minhas avaliações com os docentes?
- Senti que me faltou alguma coisa ao longo do semestre?
- O que é que poderia ter feito de diferente?
- O que é que me impediu de alcançar certos resultados no semestre anterior?
- Tive perceção destes obstáculos ao longo do tempo?
- O que é que foi positivo e pretendo manter neste próximo semestre?
- O que pretendo efetivamente mudar?
- Como é que posso, de forma realista, fazer esta mudança?
Nota: Não existem respostas certas ou erradas, tenta apenas ser honesto contigo mesmo.
Após veres estas questões respondidas, já terás presente uma visão geral sobre o teu desempenho. Agora, o Gabinete de Orientação (ISEP|GO) sugere-te a realização de uma análise SWOT à tua performance académica (Figura 1).
Esta ferramenta é útil, tanto por te ajudar a obter uma perceção interna sobre as tuas expectativas versus performance real, como para assinalar ameaças e oportunidades externas que, por vezes, podem influenciar o teu desempenho e merecem ser equacionadas quando estabeleces objetivos (ou na falta deles).
Figura 1. Análise SWOT da Performance Académica Individual
Interno (relacionado com o indivíduo, as suas características, competências e atitudes) |
Strenghts/Forças |
Weaknesses/Fraquezas |
|
|
Ambiente Externo (relacionado com as circunstâncias, os recursos, as políticas, as responsabilidades extracurriculares, decisões e/ou a participação dos outros) |
Opportunities/Oportunidades |
Threats/Ameaças |
|
|
Para te apoiar nesta etapa, sabe que podes contactar o ISEP|GO, enviando um e-mail para: isep-go@isep.ipp.pt .