
ESTUDAR? POR ONDE COMEÇO?
O semestre arrancou e começam os trabalhos, as frequências, os projetos, a matéria para estudar, etc. Tudo isto acontecer ao mesmo tempo pode ser assustador, parecer "demasiado para mim" ou até entediante.
Pode, assim, ser tentador deixar o estudo para depois. Contudo, com o passar do tempo, vais sentir-te mais sobrecarregado/a, sendo mais difícil começar a estudar com a matéria a acumular de dia para dia. Para o evitar, partilhamos algumas estratégias para criares o teu sistema de organização para a gestão do estudo e do tempo!
- Tira anotações nas aulas e organiza-as em casa.
Sabes quando achamos que basta estarmos atentos na aula e que em casa nos vamos lembrar de tudo? Isso nem sempre acontece. Tirar apontamentos ajuda-te a: 1) recordar o momento de aprendizagem, 2) reconhecer mais facilmente o raciocínio que tu próprio fizeste no momento inicial, e 3) memorizar aquele conteúdo, por estares ativamente em contacto com ele.
- Se realizaste exercícios em aula, volta a praticá-los em casa, refazendo-os e revendo ao longo do tempo.
É o treino por repetição que fortalece as conexões neuronais que estabelecemos ao fazer uma dada aprendizagem. Para que esta consolide e o raciocínio se torne cada vez mais simples e mecanizado, é necessário repetir esta tarefa várias vezes, garantindo que a vamos percebendo e que conseguimos ir fazendo novos exercícios semelhantes de forma autónoma. A memorização, por si só, não representa um método de estudo eficaz.
- Utiliza agenda/calendários/lista de tarefas.
É importante teres um lugar onde reúnas tudo aquilo que tens para fazer, nomeadamente: trabalhos, frequências, horários, compromissos, etc. Mesmo uma "boa" memória, pode precisar de uma "folga" ou "ajudinha" de vez em quando e, assim, não te escapa nada!
- Define metas de estudo.
Começa por repartir o teu estudo em pequenas tarefas, não é preciso realizar tudo de uma só vez. Pensa assim, “Se não como um bolo numa só dentada, porque hei de fazer isso com a matéria?”. Estuda por tópicos ou capítulos, podes repartir o capítulo por subcapítulos, deixando já organizados os exercícios que correspondem a cada tópico. Reparte e especifica as tuas metas. Explora um pouco mais sobre os objetivos SMART para te facilitar na definição de tarefas.
- Identifica períodos livres ou "furos" no teu horário semanal.
Estudar não tem, necessariamente, de te ocupar a tarde completa. Por vezes, existem “furos” entre aulas, viagens de transportes, ou a facilidade em chegar mais cedo ou sair mais tarde do ISEP. Aproveita para que o teu estudo ou revisão das aulas seja feito nestes momentos e chegues a casa descansado. Saber as horas que já tens ocupadas num determinado dia, ajuda-te também a encaixar outras atividades que gostes e pode-te ajudar a não acumular a matéria.
- Cria um espaço de estudo livre de distrações (como por exemplo: ruídos, interrupções, redes sociais, jogos, entre outros), que seja agradável e inspirador.
- Assinala e esclarece as tuas dúvidas.
O objetivo é evitar que bloqueies numa dada matéria, ou acumules dúvidas que te poderão limitar o entendimento nas matérias seguintes. Ter dúvidas revela que procuraste estudar e compreender o conteúdo, logo são naturais e válidas. Evita apenas fazê-lo na véspera de avaliações. Podes fazê-lo em sala de aula, via email para o teu docente, ou junto dos teus colegas.
- Procura feedback junto dos teus professores acerca dos teus resultados.
Desta forma, vais descobrir possíveis lacunas que poderás ter no teu estudo, ou apontamentos, e garantir que aprendeste corretamente determinada matéria. Conheceres os teus erros e fragilidades é uma mais-valia, assim como conheceres o método de correção do teu professor. É preferível perguntares e solicitares explicações, do que errar repetidamente por continuares na incógnita de não saberes e/ou compreenderes.
- Recompensa-te pelo teu esforço e estudo.
É importante recompensares-te, numa lógica de reconheceres o teu trabalho. A recompensa deve ser proporcional à taxa de esforço que aplicaste na execução da tarefa. Identifica atividades ou coisas que gostes e que te deem prazer (por exemplo: ir ao ginásio, estar em chamada, jogar, sair, rotina de autocuidado, entre outros), e permite a ti próprio aceder a alguma delas, mas apenas quando terminares determinada tarefa. Podes distribuir e incluir recompensas mais simples durante o teu estudo, e selecionar algo mais “especial” para fazeres após o momento de avaliação em questão.
Em todo o caso, sabe que os serviços do ISEP|GO estão disponíveis para te apoiar.
Para agendamento ou pedido de mais informações, envia um e-mail para: isep-go@isep.ipp.pt.