O que esperar da consulta de Nutrição do ISEP?
A consulta de Nutrição é uma ferramenta essencial para aliares uma boa alimentação, com o alcance de objetivos (ex: aumento muscular, emagrecimento…) e a manutenção de um estilo de vida saudável.
Na primeira consulta, é extremamente importante perceber o teu estado de saúde geral, hábitos de vida, e mesmo o teu contexto emocional. Para tal, é realizado um conjunto de questões como os teus antecedentes clínicos, o funcionamento do teu intestino, o nível de atividade física, entre outras.
É também realizada uma anamnese alimentar, com questões sobre:
- Frequência de ingestão de variados alimentos e bebidas;
- Horários das refeições;
- Métodos de confeção utilizados para cozinhar os alimentos;
- Alimentos preferidos e preteridos;
- Frequência de situações atípicas do padrão alimentar (fins-de-semana, férias, sazonalidade, turnos de trabalho, dias de festa…).
Parece bastante extensivo, mas saber as tuas rotinas e consumos alimentares usuais é essencial para depois combinarmos o que te sabe melhor, com o que te faz atingir os objetivos!
De seguida, é realizada uma avaliação à composição corporal, através de uma balança de bio impedância, onde inicialmente se introduz a idade, a altura e a atividade física, e desta medição resulta:
- Peso Corporal
- MC (Índice de Massa Corporal)
- Percentagem de Massa Gorda
- Percentagem de Água
- Massa Muscular
- Massa Óssea
- Nível de Gordura Visceral
Após a avaliação física, e reunidas todas as informações necessárias, é traçada uma estratégia para a intervenção alimentar. Esta pode passar por um aconselhamento alimentar, com o estabelecimento de rotinas e regras para melhorar aspetos base da tua alimentação, com a sugestão de refeições e combinações alimentares. Ou então, pode ser elaborado um plano alimentar estruturado, com a distribuição da alimentação entre várias refeições que fazes ao longo do dia, com as respetivas quantidades, com vista ao cumprimento do objetivo definido.
O plano alimentar prescrito não é um plano para a tua vida toda! Ao longo do tempo podem sempre fazer-se ajustes, modificarem-se as opções alimentares e as quantidades de comida a ingerir…
O mais importante é considerar o equilíbrio da alimentação, onde tudo pode estar incluído, com moderação e consciência, promovendo uma boa relação com a comida, de forma a adquirir hábitos saudáveis ao longo do resto da tua vida.
