
"DEIXEI PARA A ÚLTIMA E TENHO TANTA MATÉRIA PARA ESTUDAR..."
Quando o tempo escasseia, e a avaliação é daqui a uns dias ou umas horas, é urgente priorizares as tuas tarefas. Estas situações são evitáveis. O stress, a privação de sono e a ansiedade, devido à pressão e matéria acumulada, não compensam o dobro do esforço que terás de fazer para conseguir reter e compreender, muitas vezes parcialmente, os conteúdos.
O Gabinete de Orientação (ISEP|GO) apresenta-te a Matriz de Einsenhower (Figura 1) para te ajudar a gerires as tuas prioridades na véspera de exames.
Esta ferramenta, divide as tarefas em quatro quadrantes com base na sua urgência e importância. Para facilitar a sua compreensão, entenda-se os seguintes conceitos:
• Urgente: Uma tarefa urgente é uma situação ou um problema que precisa de ser resolvido no imediato sob o risco de levantar dificuldades ou de destabilizar o trabalho até então realizado.
• Importante: Uma tarefa importante contém valor ou “peso” significativo para a evolução do trabalho, ainda que possa ser resolvida no imediato ou mais tarde, mas, sem a sua realização, o trabalho não progride/estagna.
A matriz possibilita-te compreender que tarefas deves realizar “agora”, aquelas que provocam ruído e devem ser eliminadas, bem como as tarefas que podes deixar em espera.
Figura 1. Matriz de Eisenhower
Algumas questões orientadoras, para te ajudarem a compreender a urgência e a importância da tarefa aquando da tua tomada de decisão:
- Necessito de quanto tempo para completar esta tarefa?
- O que acontece se não a realizar ou terminar?
- Qual é o prazo de entrega desta tarefa?
- Esta tarefa aproxima-me ou distancia-me do que parece ser prioritário e importante para mim ou para os meus resultados?
- Esta tarefa compromete o avanço do trabalho de colegas meus?
- Já tenho os recursos e/ou guidelines disponíveis para iniciar a atividade?
- É algo que eu gostava de fazer, mas que talvez se sobrepõe a outras tarefas que necessitam de ser resolvidas primeiro?
- É um passatempo ou atividade de lazer/social que pode desviar o meu foco e/ou atrasar outras tarefas neste momento?
- Sou apenas eu o responsável por completar a tarefa ou ela pode ser repartida com outro colega?
Após definidas as tuas prioridades, é importante que as coloques em prática e as consigas gerir dentro do tempo e esforço disponíveis. Desta forma, apresentamos-te estratégias para te ajudar a “arrancar” na hora de trabalhar:
- Técnica “Eat The Frog” (autoria de Brian Tracy).
Ainda que o seu nome seja bizarro, o seu conceito é simples: “Identifica a tarefa mais difícil, frustrante e/ou desagradável o quanto antes e faz, não adies”. O autor refere “If it's your job to eat a frog, it's best to do it first thing in the morning. And if it's your job to eat two frogs, it's best to eat the biggest one first. (…) If you have to eat a live frog, it does not pay to sit and look at it for a very long time!”. Por vezes, consideramos que é melhor deixar “o mais difícil” para o fim. No entanto, sabemos que à medida que outras tarefas ficam completas nos estamos a aproximar da atividade que queremos adiar/evitar, e isto pode trazer-nos stress e/ou levar a que procrastinemos o restante trabalho. Optar por inverter esta ordem, pode diminuir a nossa tensão, aumentar o entusiasmo e a disposição para realizar o resto da lista de tarefas até ao fim, uma vez que, em princípio, já executamos “o pior que poderia acontecer”.
- Define um horário de estudo, distribuindo blocos de tempo específicos por disciplina e por momentos de estudo teórico versus prático (resolução de exercícios).
- Identifica e foca-te em desenvolver os teus “weak spots”.
Se já tiveres algum conhecimento geral da matéria, foca-te em melhorar as partes em que sintas que não dominas o conteúdo ou onde ainda te surgem dúvidas (“weak spots”). Podes saber o que sabes versus não sabes, tentando realizar exercícios de aplicação ou elaborando esquemas da matéria.
- Identifica as secções ou temas-chave (“key-topics”) do conteúdo a estudar.
Se a data da avaliação estiver próxima, nem sempre pode ser possível estudar a matéria toda. Deste modo, pode ser útil que identifiques os tópicos mais abordados pelos docentes em sala de aula, numa aula de esclarecimento de dúvidas, ou nos exames de anos anteriores. Salvaguarda que esta escolha pode acarretar riscos, uma vez que não te garante de forma absoluta que optaste por estudar os temas certos.
- Adequar o estudo tendo em conta o formato do exame (por exemplo, respostas curtas, de desenvolvimento, de escolha múltipla, Verdadeiro e Falso, análise de gráficos, entre outros).
Se o exame incluir questões de desenvolvimento, é importante treinar a compreensão dos conceitos e elaborar respostas que possam surgir no exame.
O que não te sugerimos fazer?
- Estudar na véspera.
Estudar na véspera pode aumentar a tua ansiedade, dificuldades de concentração e os chamados “bloqueios”, devido ao cansaço mental.
- Diretas ou noites longas de estudo.
É durante o sono que o nosso cérebro organiza as informações que aprendemos e as converte em memórias mais duradouras. Pensa que, mesmo após uma noite de direta (privação de sono), a tua capacidade de memorizar novas informações reduz, e a fadiga pode interferir com a tua capacidade de foco e de processamento da informação, diminuindo o teu desempenho.
- Ingerir bebidas energéticas.
A cafeína tem uma função estimulante e, de facto, pode aumentar a nossa capacidade de concentração, contudo, pode afetar a qualidade do sono e do descanso. Por isso, se quisermos beber café, devemos optar por beber no período da manhã e início da tarde. As bebidas energéticas podem dar-te um impulso de energia a curto prazo, mas com a diminuição do seu efeito podem deixar-te cansado e irritável.
Para te apoiar nesta etapa, sabe que podes contactar o ISEP|GO, enviando um e-mail para: isep-go@isep.ipp.pt.