Investigação

ISEP e Altice trabalham em projeto na Torre do Monte da Virgem
12-07-2018

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), através do Departamento de Engenharia Civil, está a trabalhar, em parceria com a Altice e o CONSTRUCT-FEUP, num projeto que pretende caraterizar o comportamento dinâmico sob a ação do vento da emblemática Torre do Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia.

Construída em 1995, a Torre do Monte da Virgem é uma infraestrutura de telecomunicações composta por um fuste de betão armado com 126 metros de altura e uma torre metálica de 51 metros de altura, perfazendo um total de 177 metros. É, assim, a mais alta estrutura do género em Portugal.

Desde a sua entrada em operações, e com alguma regularidade, tem registado um número significativo de eventos de vibração excessiva, os quais são, normalmente, associados à atuação de regimes de ventos específicos.

“As vibrações da torre são potencialmente causadoras de constrangimentos à segurança dos equipamentos e podem interferir no conforto dos utilizadores. A par da caraterização dos regimes de vento com base num sistema de monitorização permanente, também têm vindo a ser desenvolvidos estudos numéricos, baseados em modelos computacionais avançados de elementos finitos, que, depois de calibrados e validados com base em informação experimental, serão utilizados na simulação da resposta dinâmica da estrutura, face a ações do vento extraordinárias ou mesmo servir de apoio à implementação de um sistema de controlo de vibrações”, explica Diogo Ribeiro, docente e investigador do DEC/ISEP.

Sobre os resultados alcançados até agora, pode destacar-se a caraterização precisa dos regimes de vento, bem como as respetivas velocidades, que são responsáveis pelos atuais fenómenos esporádicos de vibração da estrutura e que são sobretudo induzidos pelas oscilações da antena metálica, localizada na parte superior da torre.

Não obstante a importância da investigação do comportamento dinâmico da torre, também estão a ser desenvolvidos estudos por parte de estudantes da Universidade de Bauhaus Weimar (Alemanha), sob a orientação do Professor Diogo Ribeiro (DEC/ISEP) e do Professor Volkmar Zabel. O objetivo passa por potenciar um reaproveitamento turístico da Torre do Monte da Virgem, além das suas evidentes especificidades técnicas.

Esta parceria DEC/ISEP com a Altice é mais um de diversos trabalhos de investigação que têm vindo a ser desenvolvidos na área da Engenharia de Estruturas como, por exemplo, o projeto I&D com a Câmara Municipal de Amarante em pontes ferroviárias da Linha do Tâmega, o projeto com a Porto Estádio no Estádio do Dragão e também o projeto com a Universidade de San Diego (EUA) no âmbito de pontes da linha de alta velocidade Los Angeles-São Francisco, entre outros.