Uma equipa constituída por investigadores do ISEP (docentes e Alumni) do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS/ INESC TEC), venceu o Prémio Inovação e Transferência de Tecnologia da Sociedade Portuguesa de Robótica 2017, com o projeto “Drone de Asa Rotativa para Inspeção de Ativos EDP”.
A distinção foi entregue na ICARSC 2018 – 18th International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions, no âmbito do Festival Nacional de Robótica 2018, que decorreu em Torres Vedras, entre 25 e 29 de abril.
Este projeto tinha já vencido a 3.ª edição dos Prémios EDPartners, na categoria “Inovação”. O sucesso do equipamento deve-se ao trabalho conjunto dos docentes do ISEP, José Almeida, André Dias, Eduardo Silva, Alfredo Martins e dos investigadores, Tiago Miranda, Miguel Moreira, Fábio Azevedo, Alexandre Oliveira e André Ferreira, (estudantes e Alumni do ISEP) com vínculo ao INESC TEC.
A solução projetada pela equipa do ISEP consiste num drone de asa rotativa para inspeção de ativos elétricos, como por exemplo, apoios de média e alta tensão, subestações e pás de aerogeradores. Além disso, permite uma redução de riscos, bem como otimizar o processo de inspeção.
Atribuído anualmente, o Prémio Inovação e Transferência de Tecnologia trata-se de uma distinção dada ao melhor projeto de inovação e transferência de tecnologia, elaborado no âmbito das áreas científicas da Robótica e afins, com vista a estimular a inovação e o desenvolvimento tecnológico desenvolvidos com base no conhecimento científico gerado nas instituições de ensino e investigação portuguesas.