Uma equipa do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos do INESC TEC, composta por investigadores do ISEP, venceu a 3.ª edição dos Prémios EDPartners, na categoria “Inovação”. A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se, no passado dia 20 de março, no Convento do Beato, em Lisboa.
O projeto vencedor foi desenvolvido pelos docentes do ISEP José Almeida, André Dias, Eduardo Silva, Alfredo Martins, e pelos bolseiros Tiago Miranda, Miguel Moreira, Fábio Azevedo, Alexandre Oliveira e André Martins (estudantes e Alumni do ISEP) com vínculo ao INESC TEC.
“O INESC TEC respondeu a um desafio da EDP Labelec e está a desenvolver com esta empresa uma solução de drones de asa rotativa para inspeção de ativos elétricos, como por exemplo, apoios de média e alta tensão, subestações e pás de aerogeradores. A principal inovação desta solução é funcionar de forma autónoma, permitindo uma redução de riscos e otimizando o processo de inspeção”, explica o investigador do INESC TEC/ISEP, José Almeida.
A 3.ª edição do Prémio EDPartners contou com a participação de 132 empresas e recebeu um total de 172 candidaturas em cinco categorias distintas. Em 2019, data prevista para a realização do próximo concurso, o Brasil vai ser também incluído nesta iniciativa.
A equipa de robótica do INESC TEC destaca-se por conjugar a inovação com a excelência técnico-científica para criar soluções que promovem um desenvolvimento sustentável. Para tal, desenvolve sistemas e conceitos baseados em múltiplos robôs que visam a sua aplicação a cenários de monitorização ambiental, gestão agroflorestal, oceanografia, inspeção de estruturas, segurança ou transporte.