Investigação

Lançamento do ebook «Portas que o Digital Abriu na Investigação em Educação»
22-12-2021

O livro «Portas que o Digital Abriu na Investigação em Educação» editado por Marina Duarte, do ISEP, e Ana Mouraz e Ana Nobre será apresentado numa sessão online, que vai decorrer no dia 20 de janeiro de 2022, às 18h00.

O livro pode ser acedido aqui.

A sessão pode ser acompanhada através do Zoom:

Link da sessão

ID da reunião: 881 3900 5530

 

Programa

18h00 - Abertura e boas-vindas

Ana Nobre, Universidade Aberta/LE@D, coeditora do livro

Claúdia Neves, Universidade Aberta, Departamento de Educação e Ensino a Distância, Diretora

Carla Padrel Oliveira, Universidade Aberta, Reitora (sujeita a confirmação)

18h20 - Apresentação do livro

Ana Mouraz, Universidade Aberta/CIIE-FPCEUP, coeditora do livro

«Portas que o digital abriu na investigação em educação», vídeo (5’ 01’’)

Intervenção de José Lencastre, Universidade do Minho, Professor

18h40 - Apresentação dos autores

Marina Duarte, ISEP-P.Porto/CIIE-FPCEUP, coeditora do livro

«Era uma vez…», vídeo (3’ 55’’)

Perguntas aos autores

 

Resumo

O propósito deste livro define-se na inter tessitura de duas constatações: a de que o digital tem afetado a Educação e a Investigação. Este livro explora os conceitos e as práticas da Investigação em Educação reconfigurados por efeito do digital e de que têm sido obreiros investigadores que pensam e escrevem em português. A obra conta com o contributo de 32 autores, estando representadas 13 instituições de ensino superior.

As temáticas dos capítulos foram selecionadas para serem representativas de: 1) Aspetos que o digital trouxe para a investigação e seu impacto nas abordagens metodológicas; 2) Uma seleção de estudos centrados em metodologias qualitativas (mas não só), norteados pela questão: «O que é que o digital trouxe de novo a esta forma de produzir ciência em Educação?».

São estes dois eixos que definem o nicho que o livro pretende ocupar, que é o da análise e da crítica dos efeitos que o digital pode acarretar à Investigação em Educação, nomeadamente nos modos como o objeto educativo pode ser investigado e construído.