Investigação

Estudantes representam ISEP e IPP na fase nacional do «Link me Up - 1000 Ideias»
01-08-2021

O «Link Me Up - 1000 Ideias» é um projeto de co-criação e inovação que desafia equipas multidisciplinares na resolução de problemas reais de empresas e organizações.

Os estudantes do ISEP Carlos Silva e João Ribeiro formaram equipa com alunos da ESMAE (Ananda Roda, Luísa Sudano e Mariana Dorigatti) e com uma estudante da ESE (Telma Arteiro) e desenvolveram o projeto «Theatre - The Unforeseen Sees Nothing», que conquistou o pódio na primeira fase. Os jovens preparam-se agora para representar o IPP na fase nacional, entre 13 e 16 de setembro, em Santarém. A equipa vencedora vai representar Portugal, na última etapa, a decorrer na Finlândia.

Este projeto consistiu na elaboração de um plano de identidade, inovação e criatividade para o futuro espaço «Ponto C», em Penafiel, assim como a construção de alguns protótipos.

«Um dos principais objetivos foi a incorporação de novas tecnologias e tendências artísticas em espaços que, na sua maioria, são bastante conservadores. A nossa equipa conseguiu desenvolver e apresentar, em 10 semanas, uma solução inovadora e com impacto no futuro da cultura portuguesa», explica Carlos Silva.

«O processo iniciou-se com a criação de um logótipo para o espaço, que representa a pluralidade cultural, seguindo normas modernas de design. Seguiu-se a criação de conceitos tecnológico-artísticos, com base em processos de gamificação para atração de público e interação com o mesmo, dentro e fora do espaço. Para solidificar os conceitos apresentados, foram criados alguns protótipos como prova de conceito do funcionamento do sistema, entre os quais uma escultura iluminada de forma dinâmica por fibra ótica e um dispositivo embebido e state-of-the-art com capacidade de comunicação e iluminação sem-fios, utilizando a tecnologia NFC (Near-Field-Communication)».

O processo culminou com a apresentação final da ideia à Câmara Municipal de Penafiel, e, ainda, com a entrega de um relatório final e dos protótipos desenvolvidos.

A equipa, formada por estudantes de diferentes escolas do IPP, é orientada por Pedro Soares (ESMAE) e sob a supervisão de Cristina Coelho, da Câmara Municipal de Penafiel.

Este ano, o «Link Me Up - 1000 Ideias» envolveu 13 Institutos Politécnicos de todo o país e a docente Maria Teresa Pereira foi a responsável pela iniciativa no Politécnico do Porto (IPP).