Investigação

ISEP integra novo Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes
12-03-2021

O GECAD e CISTER, grupos de investigação do ISEP, integram o Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes (LASI), um laboratório aprovado, recentemente, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), para a área da Inteligência Artificial.  

Com mais de 500 doutorados, o LASI envolve 13 unidades de seis instituições diferentes: as universidades do Minho, Porto, Coimbra e Nova de Lisboa, o Instituto Politécnico do Cávado e Ave e o ISEP. As unidades de investigação envolvidas são as seguintes: GECAD e CISTER (ISEP), ALGORITMI e IPC (UM), LIACC e CMUP (UP), IEETA e LEMA (UA), 2AI (IPCA), CISUC e CIBIT (UC) e CTS e UNIDEMI (UNL).  

Zita Vale, docente e investigadora do ISEP, coordena uma das cinco linhas de I&D do LASI, dedicada às Cidades Inteligentes, Energia e Mobilidade. O ISEP está, ainda, envolvido em outras temas, como Indústrias Inovadoras e Sustentáveis; Saúde e Bem-estar; Infraestruturas e Sociedade Sltamente Conectada e IA para Políticas Públicas. 

As cidades inteligentes são importantes, já que, até ao ano de 2050, espera-se que 68% da população mundial resida em áreas urbanas (percentagem que era de apenas 30%, em 1950). No entanto, o crescimento descontrolado das grandes cidades está na origem de problemas (como congestionamento de tráfego, poluição e questões de segurança) que afetam a qualidade de vida das populações. 

A energia e a mobilidade representam grande parte do problema. Nesse contexto, são utilizados diferentes métodos e tecnologias, tais como Sensores, Internet das Coisas (IoT), Big Data, Comunicações (ex. 5G), Posicionamento, Nuvem/Edge, Centros de Dados, Sistemas Ciber-Físicos, Cibersegurança, Sistemas em tempo real, Inteligência Ambiental, Aprendizagem Automática, Modelação e Simulação, Otimização, Planeamento, Sistemas Multiagente, Energia Renovável, Computação Sustentável, Tecnologias Verdes, Robótica e Automação, Processamento de Imagem e Visão por Computador, Interfaces e Língua Natural e Realidade Virtual.

Na última década, várias unidades de I&D envolvidas no LASI têm realizado investigação de referência para apresentar soluções para alguns problemas estruturais enfrentados pelas cidades. O GECAD tem sido parte ativa neste processo, sobretudo no campo de IA e Energia, tal como o CISTER, nas áreas dos Sistemas Ciber-Físicos e Mobilidade.