Investigadores estão a ultimar um novo dispositivo para rápida deteção da Covid-19. Este sistema portátil vai detetar o novo coronavírus em, aproximadamente, 20 minutos, (desde a recolha da amostra à deteção), será mais barato que os atuais testes com recurso ao PCR (Polymerase Chain Reaction) e não vai requer o envolvimento de pessoal especializado.
O projeto "Cdots Biosensing COVID19" está entre os dez finalistas para o prestigiado prémio Manuel António da Mota que, nesta 11.ª edição, vai premiar as instituições que se destaquem no combate à crise epidémica e às suas consequências nas diversas áreas da sociedade. Este prémio distingue a importância e o impacto que os projetos têm na comunidade, na promoção de uma sociedade mais justa, coesa e solidária.
A investigação envolve o ISEP, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a REQUIMTE – Rede de Química e Tecnologia, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, o Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes Alto Douro e o Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira.