Investigação

Engenheiros formados no ISEP na linha da frente no desenvolvimento do primeiro torniquete virtual para praias
13-07-2020

Em Oeiras, já há praias com o primeiro torniquete virtual com semáforo luminoso para contabilizar o acesso ao areal e alertar quando a lotação máxima é excedida.

Esta tecnologia foi desenvolvida pela startup SmartCitySensor, que integra na sua equipa engenheiros Eletrotécnicos formados no ISEP.

O torniquete faz o tracking da dinâmica das pessoas até 12 metros de distância, controlando, assim, as entradas e saídas da praia. Estes dados permitem a atualização, em tempo real, dos semáforos virtuais e da aplicação "Info Praia".

A equipa trabalhou numa solução que não colide com as questões do RGDP e, como tal, o dispositivo funciona com um sistema de radar que transmite apenas uma silhueta.

A ideia será, posteriormente, alargar o uso deste sistema para outros cenários: "Tendo em conta o potencial no controlo de aglomerados, esta tecnologia está já a ser estudada para mercados, feiras, jardins e passadiços. Mas a sua aplicação vai muito além da atual situação da Covid-19", comenta André Dias, docente do ISEP e orientador de um dos profissionais da SmartCitySensor e que frequenta o mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – Sistemas Autónomos.