Investigação

Docente ISEP recebe Prémio Jovem Investigador 2018
08-05-2019

Jorge Belinha, docente do Departamento de Engenharia Mecânica, foi galardoado com o Prémio Jovem Investigador 2018, no dia 11 de abril. Esta distinção foi atribuída pela Wolfram Research durante a conferência internacional SYMCOMP2019 - "4th International Conference on Numerical Methods and Symbolic Computation: Developments and Aplications", que decorreu no ISEP. 

O manuscrito de referência submetido por Jorge Belinha na sua candidatura, "Advanced discretization techniques in computational mechanics and biomechanics” foca os desenvolvimentos científicos que o grupo de investigação que lidera - "Computational Mechanics Research Laboratory" (CMECH-Lab) - tem vindo a apresentar ao longo dos últimos anos. O CMECH-LAB desenvolve novas formulações matemáticas/numéricas aplicadas à engenharia e códigos na área da mecânica computacional, com aplicação na mecânica das estruturas e dos fluidos e na biomecânica.

“Este prémio acaba por ser o reconhecimento de um trabalho desenvolvido ao longo de mais de 15 anos na investigação, disseminação e ensino da mecânica computacional e da matemática aplicada à engenharia. É bom sentirmos que o nosso trabalho é consistente e que tem qualidade. Mas isso é o trabalho que está no passado. Já passou. O mais importante é a ciência que ainda falta investigar e estudar, e, isso, está no futuro”, refere Jorge Belinha. 

O júri responsável pela atribuição desta honra foi presidido por Carlos Mota Soares, Professor Catedrático do IST-UL e pelos docentes Paulo Vasconcelos (FEP-UP) e José Alberto Rodrigues (ISEL). 

A Wolfram Research é uma empresa de desenvolvimento de software e de I&D em Matemática Computacional e Aplicada, que distingue de dois em dois anos investigadores promissores, com idade inferior a 40 anos, que tenham desenvolvido investigações pertinentes dentro das áreas de Matemática Aplicada e Computacional.