Investigação

Global Women's Breakfast: a celebração do papel da mulher na Química
07-02-2019

Em 2011, mais de 44 países aderiram ao desafio da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) e reuniram mulheres cientistas num pequeno-almoço à escala global. Com a celebração dos 100 anos da IUPAC e os 150 anos da Tabela Periódica de Mendeleiev, a iniciativa volta a repetir-se e conta com a participação do Departamento de Engenharia Química (DEQ) do ISEP.

O ISEP, juntamente com a Faculdade de Engenharia da UP (FEUP) e com a Faculdade de Ciências da Universidade da UP (FCUP), colocam o Porto no mapa das cidades que estarão em destaque no Global Women's Breakfast.

A iniciativa terá lugar na sala de refeições do edifício E do Instituto, entre as 9h30 e 11h00. Cristina Delerue-Matos, docente do DEQ e coordenadora do Grupo de Reação e Analises Químicas (GRAQ), Virgínia Cruz Fernandes, investigadora do GRAQ e Diana Fernandes aluna do DEQ são as três mulheres convidadas para partilharem as suas experiencias e lançarem a discussão sobre a conciliação da vida profissional e pessoal, tendo em conta os desafios e as exigências do mercado.

Neste Global Women's Breakfast, vai-se ainda discutir temas focados na liderança, diversidade e equidade no local de trabalho, igualdade de géneros e os desafios que as mulheres enfrentam no mundo da química, promovendo o debate sobre a importância da participação da mulher-cientista na sociedade.

O evento inicia-se na Nova Zelândia, estendendo-se pela Ásia-Pacífico, Europa, África e, por último, para os Estados Unidos. Todos os participantes terão a possibilidade de transmitir as suas sessões em live streaming para os vários pontos do mundo.