Investigação

Docente de Engenharia Civil participa em conferência na Rússia
12-12-2018

Ângelo Jacob, docente do Departamento de Engenharia Civil do ISEP e especialista em Transportes e Vias de Comunicação pela Ordem dos Engenheiros, participou recentemente no 24.º Congresso Internacional Maglev, em São Petersburgo, na Rússia.

Na conferência, o docente do ISEP apresentou um artigo científico intitulado “A New Concept of Superelevation in Magnetic Levitation – Prodynamic”, onde propõe um sistema de via com estrutura simples, a qual tem a vantagem de providenciar uma secção transversal constante, facilitando a construção, a montagem e tornando-a muito mais económica em relação aos sistemas atuais.

A secção transversal idealizada permite o encaixe perfeito do veículo no trilho e com a criação de campos magnéticos rotativos, o veículo pode rodar na inclinação necessária em função da velocidade praticada. Com este novo conceito patenteado de ProDynamic, a geometria da via é totalmente independente da velocidade praticada pelo veículo. Adaptando os sistemas existentes de levitação magnética com este novo conceito, é possível criar uma liberdade total nas curvas versus superelevação, o que proporciona um conforto optimizado e poupanças significativas na construção das linhas”, explica o Professor Ângelo Jacob.

No 24.º Congresso Internacional Maglev estiveram presentes mais de 30 países, com cerca de 60 artigos científicos originais, destacando-se um forte e promissor desenvolvimento do sistema de levitação magnética, que será o transporte em massa terrestre. Os países que se destacam e que estão na vanguarda deste tema são a China, o Japão e a Alemanha, existindo já duas tecnologias em funcionamento, no continente asiático.