O artigo “A reconfigurable kit to tech electronic circuits based on Operational Amplifiers”, elaborado por uma equipa de docentes e um estudante do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), recebeu o primeiro prémio na categoria de Contribuição Oral no Congresso TAAE (Tecnología, Aprendizaje y Enseñanza de la Electrónica) 2018, que decorreu entre 20 a 22 de junho, na Universidad de La Laguna, em Tenerife.
Este trabalho apresenta uma plataforma que permite a simulação e experimentação remota de várias tipologias de circuitos envolvendo Amplificadores Operacionais. Para cada tipologia de circuito selecionada, o utilizador realiza a simulação utilizando modelos, seguindo-se a experimentação real do mesmo circuito, tendo finalmente lugar a comparação dos resultados obtidos.
O trabalho é da autoria dos docentes Ricardo Costa, Gustavo Alves, Carlos Felgueiras e do estudante Paulo Sérgio Portela (Departamento de Engenharia Eletrotécnica) e da docente Clara Viegas (Departamento de Física).
O Congresso TAEE (Tecnologia, Aprendizagem, e Ensino da Electrónica) realiza-se há 24 anos e reúne docentes do Ensino Superior das áreas de Eletrónica e Tecnologias de Informação e Comunicação de Portugal, Espanha e América Latina. O objetivo principal é a implementação de melhores métodos de docência, mediante a reflexão conjunta das questões relacionadas com o desenvolvimento de recursos didáticos, especialmente de base tecnológica.