O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), através do grupo de investigação Games Interaction and Learning Technologies (GILT), está a trabalhar no projeto europeu CAPQI, financiado ao abrigo do programa ERASMUS+. No dia 17 de maio (quinta-feira), vai ter lugar uma reunião no âmbito do projeto, entre as 9h00 e as 18h00, na Sala de Reuniões do ISEP.
O objetivo do CAPQI é implementar um modelo de qualidade para a realização de estágios curriculares dos estudantes do Ensino Superior. O projeto arrancou oficialmente há cerca de dois anos e conta com um orçamento total de cerca de 300 mil euros. Desde então, a equipa de investigadores tem vindo a trabalhar no desenvolvimento de uma componente que será integrada na plataforma do PRAXIS (ferramenta criada pelo ISEP), onde os estudantes poderão ter acesso exclusivo a um ranking de empresas, que terá em conta a qualidade dos estágios.
“A criação de um ranking é o elemento diferenciador que valoriza este projeto, uma vez que ainda não existe a nível europeu. Trata-se de uma oportunidade única para trazer uma maior transparência aos programas de estágios curriculares, com capacidade para beneficiar os estudantes e as próprias empresas”, explica Nuno Escudeiro, docente do ISEP envolvido no CAPQI.
Para além disso, o projeto visa apoiar os estudantes e os diplomados na transição do meio académico para o mercado de trabalho, criar ferramentas para capacitar intermediários na verificação da qualidade dos estágios, entre outros aspetos.
O CAPQI prolonga-se até outubro deste ano e é liderado pela Universidade de Alcala (Madrid, Espanha). Também integram o consórcio as seguintes entidades: Erasmus Student Network; European University Foundation; InternsGoPro; ISEP; Institute Inter. Research E.V. e a Fulda University of Applied Sciences.