Investigação

Projeto VISIR+ chega ao fim com novos laboratórios remotos instalados na América do Sul
27-02-2018

O projeto VISIR+ (Virtual Instruments Systems in Reality) – financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia – chega agora ao fim, com a última reunião geral a decorrer entre 4 e 7 de março, na sala de reuniões do edifício E, do ISEP. Entre as atividades desenvolvidas ao longo destes últimos dois anos e meio contam-se, por exemplo, a instalação de cinco novos laboratórios remotos na Argentina e no Brasil. Para além disso, mais de 300 docentes ficaram capacitados a utilizar estas metodologias em contexto de sala de aula.

Na reunião final do projeto, que é coordenado pelo Politécnico do Porto (P. Porto), estarão presentes cerca de 40 investigadores provenientes de vários países, nomeadamente Áustria, Espanha, Argentina, Brasil e Suécia. No âmbito deste encontro discutir-se-á a federação destes novos laboratórios com os já existentes no Porto, Madrid, Bilbao, Villach e Karlskrona, na Europa.

“Tendo servido já mais de 1200 estudantes das diferentes instituições envolvidas, num único ano, os laboratório remotos instalados permitem a realização de mais experimentos reais, de forma remota. Os estudantes podem, desta forma, adquirir mais e melhores competências experimentais, que são extremamente importantes na formação de qualquer  futuro engenheiro, através da realização de muitos experimentos, seja em laboratórios tradicionais, virtuais, ou remotos. No caso particular do ISEP, o laboratório remoto VISIR aqui instalado desde 2010, tem servido centenas de estudantes através de metodologias ativas de ensino e aprendizagem,” comenta o docente do ISEP e investigador do Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI)

Convém recordar que, a federação dos laboratórios remotos instalados no ‘Velho Continente’ iniciou-se já em outubro de 2016, ao abrigo do projeto PILAR, coordenado pela Universidade Nacional de Ensino à Distância (UNED) e financiado pela Agência Espanhola do Programa Erasmus+.

O VISIR+ assumiu como ambição, desde o princípio, a instalação de diversos laboratórios remotos VISIR, um pouco por todo o mundo, para facilitar e incentivar o ensino da engenharia. Desta forma, os estudantes têm a oportunidade de realizar diversas atividades a qualquer hora e em qualquer lugar. Em 2015, recorde-se, o laboratório remoto VISIR foi distinguido com o prémio GOLC Online Laboratory Award, na categoria de “Laboratórios Controlados Remotamente”, na Tailândia.