Investigação

Docente surge como editor em revista de referência no setor da construção
15-11-2017

Alexandre Aníbal Costa, docente convidado do Departamento de Engenharia Civil (DEC) do ISEP, surgiu como editor convidado e autor de vários artigos da 1ª edição de 2017 da “International Journal of Architectural Heritage: Conservation, Analysis and Restorarion”, revista de referência promovida pela Taylor and Francis.

O docente do ISEP destaca, sobretudo, os contributos para o tema “Methods and challenges of the out of plane assessments of existing masonry buildings”, onde de forma breve explica que “tirando partido da presença de inúmeros participantes internacionais de renome, estive na promoção e organização de um workshop com este tema juntamente com especialistas da Universidade do Minho e do LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil). Foram convidados os maiores especialistas mundiais na área da estruturas de alvenaria, mais concretamente no comportamento fora-do-plano perante acções sísmicas, um tema muito actual e deveras exigente, onde ainda existe um longo caminho a fazer na investigação”. Do vasto trabalho realizado no workshop, os artigos desta publicação resumem o trabalho realizado e os desafios encontrados, destacando-se a realização de ensaios experimentais em mesa sísmica, com participação ativa do docente do ISEP.

Apesar de ser relativamente recente, a revista assume já um lugar de referência nas áreas da Engenharia Civil e da Arquitetura, especialmente na área das construções existentes. Este volume mais recente, onde constam os trabalhos do docente do ISEP, representa o culminar de um processo já iniciado em 2014, com o workshop organizado no âmbito da 9.ª Conferência Internacional sobre Alvenarias, que teve lugar na Universidade do Minho.

No evento supracitado, foram debatidos aspetos cruciais ao nível da previsão do comportamento sísmico em estruturas de alvenaria existentes. Trata-se, claro, de um tema muito atual devido à reabilitação urbana em curso nas principais cidades portuguesas, onde Porto e Lisboa têm registado um crescimento significativo nos últimos tempos.

De salientar que esta área da reabilitação de construções existentes tem merecido a atenção do DEC/ISEP. De tal modo, que se verificam no Instituto diversas ofertas formativas neste setor, ao destacarem-se as várias Pós-graduações como, por exemplo, em Reabilitação Urbana, ou em Inspeção de Estruturas. Para além disso, convém assinalar ainda o Mestrado em Engenharia Civil, nomeadamente ao nível do ramo de Estruturas, com conteúdos atuais e fundamentais para o mercado de trabalho (como as Estruturas de Madeira e Alvenaria; Inspeção e Reforço de Estruturas, entre outros).

Alexandre Costa é docente convidado no DEC/ISEP desde 2010. No seu currículo conta com um Mestrado em Engenharia Sísmica na ROSESchool (European School for Advanced Studies in Reduction of Seismic Risk), em Itália. Depois disso, tirou um Doutoramento na área do comportamento sísmico de estruturas existentes. A par da sua atividade letiva, também é cofundador da empresa NCREP – Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, Lda.