Investigação

Investigadores do GECAD distinguidos em conferência internacional
13-10-2017

Um trabalho de docentes e investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), em colaboração com a Universidade do Minho (UM), foi distinguido com o prémio “Best Application Paper”, no âmbito da conferência internacional EPIA – Conference on Artificial Intelligence, que decorreu recentemente no Porto. O evento reuniu cerca de 200 especialistas na área da Inteligência Artificial.

Este galardão surge como consequência dos esforços realizados em diversos projetos por vários docentes e investigadores do ISEP, nomeadamente Goreti Marreiros do GECAD/ISEP (Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento) e Luís Conceição (investigador do GECAD/ISEP). De salientar também Paulo Novais (do ALGORITMI/ISlab) e João Carneiro (estudante do programa doutoral em Informática MAP-i da EEUM).

Neste trabalho os autores propuseram um Sistema de Apoio à Decisão em Grupo Baseado na Web capaz de suportar decisores no processo de tomada de decisão em contextos ubíquos. Os decisores alvo são membros de grandes organizações, geralmente ocupando posições como executivos e managers de topo, que têm tradicionalmente agendas muito preenchidas.

O sistema proposto tem por base uma arquitetura SOA (Service-Oriented Architecture) e foi especificamente desenhado para lidar com problemas do tipo multicritério. Permite que cada decisor possa definir as suas preferências relativamente ao problema (alternativas e critérios), assim como, os seus objetivos e intenções (considerando aspetos como credibilidade, nível de experiência e estilos de comportamento).

Este sistema utiliza uma abordagem que consiste num processo iterativo que visa a obtenção de consenso. Para isso, utiliza um método de análise de decisão multicritério que propõe aos decisores uma alternativa com base nas preferências identificadas por cada um deles. Finalmente, de forma a potenciar a experiência de utilização do sistema, é utilizado um algoritmo capaz de adaptar as informações que são reportadas aos decisores de acordo com os seus interesses específicos.

O GECAD, um dos dez grupos de I&D do ISEP, tem vindo a assumir um papel preponderante no desenvolvimento científico no domínio das ciências do conhecimento e da decisão com suporte em tecnologias da informação. Com um forte compromisso social, o GECAD contribui para a expansão de sistemas inteligentes, suportes de uma sociedade sustentável, segura e inclusiva. Neste sentido, tem apostado em projetos aplicados nas áreas de energia, transportes, ambiente, economia, inclusão, infraestruturas críticas, acessibilidade digital, entre outras.