Investigação

2.ª reunião geral do projeto VISIR+ realiza-se no ISEP
19-10-2016

A 2.ª reunião geral do projeto VISIR+ realiza-se nas instalações do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), no dia 19 de outubro (quarta-feira), entre as 9 e as 16 horas, no auditório do edifício E. O encontro conta com a participação de um total de 25 pessoas, incluindo docentes e investigadores de Portugal, Espanha, Áustria, Suécia, Brasil e Argentina.

O projeto VISIR+ (Virtual Instruments Systems in Reality) – financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia – teve a sua primeira assembleia em fevereiro passado, no Blekinge Institute of Technology, na Suécia. Agora, chegou a vez do Porto acolher este evento internacional vocacionado para o estudo e análise do desenvolvimento do ensino de engenharia em ambientes virtuais.

O programa do encontro prevê a discussão de alguns temas como, por exemplo, a retrospetiva sobre a atual situação financeira das várias ações levadas a cabo no âmbito do projeto; o debate e análise de temas relacionados com a aquisição e instalação de equipamentos, entre outros. Será ainda apresentado o novo projeto PILAR, recentemente aprovado pela Agência Espanhola do programa Erasmus+, que visa federar os vários laboratórios remotos VISIR existentes na Europa.

O VISIR+ ambiciona o desenvolvimento de diversos laboratórios remotos, um pouco por todo o mundo, para facilitar e incentivar o ensino da engenharia. Desta forma, os estudantes têm a oportunidade de realizar diversas atividades a qualquer hora e em qualquer lugar. Em 2015, recorde-se, o projeto foi distinguido com o prémio GOLC Online Laboratory Award, na categoria de “Laboratórios Controlados Remotamente”, na Tailândia.

Depois da cidade do Porto, os docentes e investigadores envolvidos no VISIR+ seguem para Vila Real, onde decorre a 2.ª Conferência Internacional da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (CISPEE). O encontro prolonga-se até dia 21 de outubro.