Diogo Ribeiro, docente do DEC (Departamento de Engenharia Civil) e atual diretor da Licenciatura em Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), conquistou uma bolsa individual no prestigiado Programa Fullbright para Professores e Investigadores Doutorados (http://www.fulbright.pt/).
Estas bolsas são financiadas em conjunto pelos governos português e norte-americano, sendo promovidas pela Fundação Luso-Americana em associação com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
O projeto aprovado para financiamento intitula-se “Metodologias numéricas avançadas de avaliação do comportamento dinâmico de pontes ferroviárias em linhas de alta velocidade” e conta com a parceria da instituição norte-americana da Universidade da Califórnia San Diego (UCSD).
O trabalho a desenvolver pelo docente do ISEP foi estrategicamente inserido num dos maiores projetos em curso a nível mundial em linhas ferroviárias de alta velocidade: o projeto da linha de alta velocidade da Califórnia, que visa unir as cidades de Los Angeles e San Francisco, com término previsto para 2022.
De salientar que o projeto do Professor Doutor Diogo Ribeiro, que terá a duração de seis meses, decorre no seio de uma área de investigação onde este tem realizado trabalho de relevo no decurso dos últimos 12 anos.
Num cenário mais abrangente, os objetivos do projeto em causa assentam no desenvolvimento de metodologias numéricas para a avaliação do comportamento dinâmico de pontes ferroviárias sob ações de tráfego e ações sísmicas. Destaque-se que os efeitos dinâmicos em pontes ferroviárias são relevantes para velocidades de circulação superiores a 200 km/h e podem colocar em risco a segurança estrutural, a estabilidade da via e do contato roda-carril, bem como o conforto dos passageiros. Nota para o facto de os fenómenos, anteriormente mencionados, puderem agravar-se devido à frequência de ações sísmicas na zona da Califórnia.
Além disso, estão também previstas aplicações reais a pontes da linha de alta velocidade da Califórnia, em parceria e articulação com a California High-Speed Rail Authority (http://www.hsr.ca.gov/).