Investigação

DIFFUSION CHARACTERISTICS OF ETHYLENE GLYCOL IN SKELETAL MUSCLE
11-05-2015

Estudo de docentes do Instituto Superior de Engenharia do Porto entre os mais visualizados pelo Journal of Biomedical Optics no mês de maio. O artigo sobre ótica médica resulta da tese de doutoramento de Luís Oliveira e propõe um método inovador para a caracterização da difusão de produtos em tecidos biológicos.

"Diffusion Characteristics of Ethylene Glycol in Skeletal Muscle"
Journal of Biomedical Optics, May 2015

«A caracterização da difusão de químicos e medicamentos em tecidos biológicos é de vital importância para a indústria farmacêutica, aplicação de loções na pele e otimização de procedimentos clínicos, etc.

No âmbito do estudo da criação de efeitos de transparência em tecido músculo-esquelético, foi pela primeira vez implementada de forma experimental uma teoria descrita na literatura que permite fazer tal caracterização. Foram realizadas medições de espessura e de transmitância espectral ótica colimada em músculo quando em tratamento de imersão em soluções de glucose e etileno glicol.

Por análise e processamento destas medições conseguiu-se determinar os tempos e coeficientes de difusão característicos destes químicos no músculo. Para além destes resultados, foi também possível determinar o conteúdo de água livre no músculo, um resultado que foi validado pela literatura.

Os resultados são inovadores e a técnica é simples, podendo ser aplicada em outras situações para estudar a difusão de outros químicos em diferentes tipos de tecido biológico.

Para dar continuidade a este tipo de investigação estão atualmente em preparação outros estudos com diferentes objetivos, entre os quais o desenvolvimento de um método de diagnóstico do cancro e das características de preservação prolongada de carnes de consumo».

Este artigo foi escrito por Luís Oliveira, Inês Carvalho, Elisabete Nogueira e Valery Tuchin.

Luís Oliveira é docente na licenciatura e mestrado em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica.