Investigação

CISTER TRABALHA NO CARRO DO FUTURO
08-01-2015

O Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Embebidos e de Tempo-Real (CISTER) está a trabalhar no projeto CarCoDe – Plataforma Aplicacional para Veículos, que promove a integração de tecnologias embebidas para desenvolver carros inteligentes.

A evolução tecnológica tem fomentado um uso crescentes de sensores incorporados e dispositivos de tempo-real em diversos ambientes e produtos. Esta dinâmica aplicada na indústria automóvel potencia o aparecimento de veículos inteligentes e é nesse âmbito que que se insere o projeto CarCoDe.

Este projeto europeu do programa ITEA (https://itea3.org), conta com parceiros de Portugal, França e Turquia, entre os quais a Airbus Defense and Space, Thales C&S e University Paris-East (França) e a Turkcell e Telenity (Turquia). A nível nacional é desenvolvido pelo ISEP, através do CISTER, em parceria com a MECALBI, EVOLEO, PT Inovação e Sistemas, Instituto de Telecomunicações e o Politécnico de Castelo Branco.

O consórcio nacional realiza tarefas de investigação e desenvolvimento de uma plataforma de software capaz de agregar um ecossistema de aplicações no automóvel e assegurar o registo, leitura e comunicação de informação crítica de forma segura e em tempo-real.

Para além dessas atividades, o consórcio nacional validará o projeto em duas aplicações de referência, o “City Parking” e o “Remote Car Diagnostics”. A primeira aplicação pretende auxiliar o condutor na procura de estacionamento, “guiando-o” para o local livre mais conveniente, atendendo a variáveis como o perfil do condutor, localização do automóvel e um conjunto de informação sensorial. O serviço pode considerar proximidade, opção mais ecológica, preço do parqueamento ou disponibilidade do parque.

Quanto ao “Remote Car Diagnostics” vai assegurar a monitorização remota do veículo, potenciando a segura e manutenção. O sistema observa os parâmetros do estado do automóvel, cruzando a informação com o histórico e evolução, avisando com antecedência de eventuais anomalias.

O grupo de investigação do ISEP é o ponto de contacto ITEA nacional do projeto, sendo um dos seus fundadores e assumindo responsabilidades ao nível das tarefas de processamento e agregação de dados no consórcio nacional e da tarefa de roteamento de dados em redes heterogéneas no consórcio europeu.

+INFO: CISTER