Estudar

Novo modelo de distribuição garante eficácia a custos mais reduzidos
27-04-2018

Modelo matemático desenvolvido por recém-mestre em Engenharia Mecânica do ISEP, permite definir rotas de distribuição alimentar mais céleres e eficientes. A redução de custos de distribuição é um dos objetivos atingidos.

As empresas de distribuição em Portugal enfrentam dificuldades em atingir níveis eficazes de distribuição de produtos por via rodoviária. Na grande maioria das organizações verificam-se desafios relacionados com a redução de custos, eliminação de desperdícios e alcance de níveis de eficiência e eficácia satisfatórios.

A resolução deste problema foi o pontapé de saída para o projeto concebido por Ricardo Bertoluci, recém-mestre em Engenharia Mecânica – Especialização em Gestão Industrial pelo ISEP, que concebeu uma nova ferramenta de apoio à decisão, tendo em vista a melhoria dos fluxos logísticos na empresa Primor Charcutaria – do setor alimentar.

A nova ferramenta consiste no desenvolvimento de um modelo matemático em que, partindo de uma situação inicial que era utilizado na distribuição, frota própria e subcontratada, tal como diferentes serviços de entrega ao cliente, foi desenhado um novo modelo de distribuição capaz de dividir eficazmente as entregas a efetuar por cada uma das frotas e por cada serviço de entrega. Assim nasceu uma ferramenta de apoio à decisão para a definição da política operacional de distribuição. “A ferramenta desenvolvida assenta num método de clustering para uma divisão eficaz das encomendas a entregar, e um novo modelo matemático de otimização da distribuição, de acordo com a realidade encontrada na empresa”, clarifica Ricardo Bertoluci.

Um dos aspetos diferenciadores deste trabalho, incide na inclusão de um “modelo matemático de programação inteira para a definição de rotas de entrega para cada um dos veículos disponíveis na frota disponível”, salienta o recém-mestre em Engenharia Mecânica.

Sob a orientação dos docentes João Augusto Bastos e Manuel Pereira Lopes, o jovem mestre em engenharia obteve a distinta classificação de 19 valores. Com o Mestrado em Engenharia Mecânica, o ISEP pretende oferecer aos estudantes uma formação avançada e multidisciplinar, delineada com o intuito de os dotar com um perfil profissional capaz de analisar, projetar, melhorar e implementar os processos de negócio inerentes à Engenharia Mecânica – Especialização em Gestão Industrial.