Outro

FORMAÇÕES DMA: TEORIA DE GRAFOS
14-12-2012

O Departamento de Matemática (DMA) vai promover uma série de cursos de curta duração especialmente desenhados para para professores de matemática dos ensinos básico e secundário. A primeira sessão, Teoria de Grafos, decorre em março. Inscrições abertas até 20 de fevereiro de 2013.

TEORIA DE GRAFOS
Esta formação (15 horas) pretende dotar os formandos de um conhecimento mais aprofundado na área da teoria de grafos. Os tópicos abordados são: grafos eulerianos e hamiltonianos, árvores, grafos planares, focando métodos e aplicações.

DESTINATÁRIOS
Este curso destina-se a profissionais que usem teoria de grafos no desempenho das suas funções. Em particular, o curso permite formar os professores de matemática do ensino secundário, em conceitos e resultados de temas básicos da teoria de grafos, incluídos no programa da disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS).

PROGRAMA
Introdução histórica e definições de grafos (4.5h)
Caminhos ou circuitos de Euler (2.5h)
Circuitos de Hamilton (2h)
Árvores (2h)
Coloração de mapas planares (2h)
Aplicações (2h)

As estratégias metodológicas e atividades de treino implementadas nas aulas são, numa primeira fase, expositivas, com utilização de exemplos para ilustrar conceitos, propriedades e algoritmos. O brain-storming será também implementado como forma de testar conhecimentos, esclarecer dúvidas e cativar os alunos para uma aprendizagem mais ativa na sala de aula. A consolidação dos conhecimentos é atingida com a resolução de exercícios preparados para esse efeito e com o desenvolvimento dos trabalhos propostos nos módulos estudados e do projeto final.

HORÁRIOS
15 horas em horário pós-laboral
Sábados, durante o mês de março de 2013
09:00-13:00 (dias 2, 9, 16)
10:00-13:00 (dia 23)

EQUIPA PEDAGÓGICA
Carla Pinto, doutora em matemática, docente do ISEP desde 1997.
Alzira Mota, doutora em engenharia industrial e de sistemas, docente do ISEP desde 1997.

INSCRIÇÕES ATÉ DIA 20 DE FEVEREIRO DE 2013
€65
Carla Pinto | Alzira Mota

O curso é acreditado pelo Conselho Científico e Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC) e corresponderá a 0.6 unidades de crédito aos formandos aprovados.

+INFO: DMA