Edin Šunje, professor de Engenharia Mecânica da Dzemal Bijedic University of Mostar, na Bósnia, visitou o ISEP no âmbito do Projeto Erasmus: ICM – International Credit Mobility. Edin teve a oportunidade de conhecer e trocar experiências com docentes e estudantes do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) do ISEP e do centro I&D CIDEM.
«O meu objetivo com esta visita era conhecer a oferta formativa, a organização, os laboratórios do ISEP e trocar experiências. Tinha um interesse especial em saber mais sobre as áreas de engenharia mecânica, engenharia de produção, engenharia industrial e fontes de energia renováveis. Para além disso, queria perceber os modelos de cooperação do ISEP com a indústria local e, ainda, de que forma a indústria expressa as suas necessidades junto da universidade.»
O docente explicou que queria também apresentar a UNMO e incentivar os professores e estudantes a aceitarem programas de mobilidade para visitarem a sua universidade.
Edin Šunje partilhou as diferenças e igualdades que encontrou entre as duas instituições: «O que há de mais bonito na engenharia é a linguagem comum. Durante a apresentação do programa de estudos, especialmente das licenciaturas, constatámos várias semelhanças entre as estruturas de estudo das duas universidades, o que justifica um futuro intercâmbio entre docentes e alunos. A cooperação com a indústria também é muito semelhança no ISEP e na UNMO. A diferença que constantei, foca-se a nível de cooperação fora de portas, devido a uma indústria mais desenvolvida. Além disso, o número e a estrutura de laboratórios do ISEP são superiores aos do nosso departamento.»
Segundo o docente, a UNMO é uma universidade pequena, mas muito flexível. «Regra geral, o número de alunos é, aproximadamente, 10 vezes inferior ao do ISEP, o que nos prova a necessidade de nos focarmos nas necessidades dos nossos estudantes. A estrutura dos cursos é atualizada de acordo com as necessidades do mercado e do setor. Procuramos incluir profissionais da indústria no processo de ensino e os nossos alunos estão ambientados com as práticas da indústria.»
Esta foi a sua primeira vez no Porto e no ISEP. «A organização do ISEP é de alto nível, tal como na maioria das universidades da União Europeia. Desde o início da minha experiência de mobilidade, e até o meu último dia, tudo foi planeado e bem organizado. Quero destacar o profissionalismo de todos os professores que conheci.»
Edin Šunje concluiu a sua tese de mestrado e de doutoramento sobre processo de moldagem por injeção. Para além desta área, está envolvido em projetos sobre fontes de energia renováveis e outras investigações lideradas pelo seu departamento, em cooperação com empresas locais.
O professor encontra-se, atualmente, a trabalhar nos dois projetos: Knowledge triangle for a low carbon economy / KALCEA e INTERBA - INTERnationalization at Home.