Investigação

BioFirEx estuda impacto da exposição a poluentes nos bombeiros
22-06-2021

O projeto BioFirEx, liderado pela investigadora Simone Morais, através do REQUIMTE –LAV, visa identificar, analisar e monitorizar o impacto da exposição a poluentes nos bombeiros.

Este é o primeiro grande estudo em Portugal sobre os efeitos para a saúde dos bombeiros da exposição ocupacional a poluentes emitidos pelos fogos.

«O combate a incêndios exige preparação física e emocional e envolve lidar com situações extremas. Porém, os bombeiros encontram-se entre os grupos menos estudados no que respeita à exposição e à sua relação com doenças ocupacionais. A dificuldade inerente à recolha de dados de exposição ocupacional durante as atividades de combate aos fogos muito contribui para esta lacuna. No entanto, já é possível recorrer à biomonitorização para superar este problema», explica Simone Morais.

O BioFirEx vai recorrer a uma abordagem multidisciplinar para realizar uma avaliação abrangente da exposição ocupacional (via monitorização e biomonitorização) dos bombeiros a poluentes gerados durante os incêndios florestais.

A investigação integra cerca de 250 bombeiros que serão periodicamente avaliados, através da recolha de amostras de sangue, urina e células bucais, e, ainda, através da limpeza da pele das principais zonas de contacto (como pescoço, rosto e mãos).

Numa fase final, a equipa do projeto vai propor recomendações e boas práticas para mitigar os efeitos para a saúde destes profissionais.

Este projeto é liderado pelo REQUIMTE-LAQV do ISEP e conta com a colaboração da Associação Nacional de Proteção Civil, Unidade Local de Saúde Pública do Nordeste do Ministério Português da Saúde, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança, Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.