Investigação

Tese de docente do ISEP distinguida com «Prémio Extraordinário de Doutorado»
15-03-2021

A tese de doutoramento da investigadora do CIETI e docente do Departamento de Física do ISEP, Natércia Lima, foi uma das outorgadas com o Prémio Extraordinário de Doutorado, para as teses defendidas na Universidade de Salamanca (USAL), no período de 2019/20.

A tese centra-se na utilização de laboratórios remotos (neste caso, o laboratório remoto VISIR), juntamente com simulações e laboratórios tradicionais em disciplinas de cursos de engenharia.

O objetivo da investigação «era perceber o impacto que as diferentes abordagens didáticas implementadas, utilizando esta metodologia (utilização simultânea de vários recursos experimentais), tinham nos resultados académicos dos estudantes. Em última análise, o objetivo era identificar um conjunto de fatores que afetam a aprendizagem e o envolvimento dos estudantes, na área de circuitos elétricos e eletrónicos, usando o laboratório remoto VISIR, juntamente com outros recursos experimentais», explica a docente.

Natércia Lima é investigadora na área de Educação em Engenharia e o cruzamento da sua área com o tema da tese «não podia ser maior. O trabalho que desenvolvi e os resultados que obtive são aplicáveis na docência, potenciando uma abordagem didática mais adequada. Por outro lado, a reflexão sobre a forma como decorreu cada UC e os resultados obtidos pelos estudantes permitem-me alimentar a minha investigação e melhorar as minhas práticas pedagógicas».

A docente destaca a componente de I&D desenvolvida no ISEP. «A investigação de qualidade em várias áreas de aplicação da engenharia já é, indubitavelmente, reconhecida pela comunidade científica nacional e internacional. Por outro lado, também tem tido, nos últimos anos, alguma exposição mediática, o que permite que a sociedade também tenha essa perceção. As atividades de I&D assumem, sem dúvida, um papel estratégico, com grande impacto na sociedade».

A defesa da tese decorreu a 15 de outubro, em regime híbrido, com a investigadora e os elementos do júri na USAL e, o presidente do júri, via zoom. No ano de 2019/2020, registaram-se 2776 estudantes em programas doutorais na Universidade de Salamanca, dos quais 170 no mesmo programa doutoral de Natércia Lima. Apenas 212 das teses defendidas reuniram as condições para a candidatura a este galardão, sendo que, no final, foi atribuído a 46 teses, seis incluídas no programa de doutoramento da docente do ISEP.