Investigação

Projeto piloto permite monitorizar cota da albufeira da Bouçã
13-01-2021

Francisco Ferraz terminou a sua tese do mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na EDP. O trabalho, orientado pelo docente Mário Alves, do ISEP, e de Hélder Teixeira, da EDP, baseou-se no desenvolvimento de um algoritmo de machine learning para monitorizar a cota de albufeira da Bouçã. 

Atualmente, há uma grande preocupação, por parte das entidades reguladores, para a garantia de um correto funcionamento dos ativos hídricos, de forma a manter um elevado grau de eficiência e eficácia. Esta preocupação é notável por parte da EDP e do Centro de Telecomando Único das Centrais Hidroelétricas que tentam encontrar novos critérios de decisão à operação.

«A gestão das afluências das barragens, de modo a otimizar a produção, são atividades de grande responsabilidade. O desenvolvimento de um modelo de estimação de estados tornou-se, assim, uma necessidade, possibilitando a deteção de incoerências através de uma constante validação das medidas e sinais enviados para os nossos sistemas», explica Francisco Ferraz.

O estudante refere que «as sinalizações de estados e medidas que constituem a base de dados utilizada na operação dos aproveitamentos das barragens, são recolhidas localmente através de equipamentos muito distintos, e, na sua maioria, expostos a condições adversas. Esta situação pode conduzir a falhas nos equipamentos, nas medições e nas comunicações, que podem não ser detetadas, induzindo os operadores e o sistema em erro. A grande vantagem deste projeto é garantir que, sempre que o Centro de Telecomando receba uma medida incoerente, esta seja imediatamente detetada e averiguada, impedindo, assim, que os operadores trabalhem sobre dados inválidos».

Esta experiência foi bastante positiva para o estudante pois permitiu-o contactar com novas tecnologias e métodos de trabalho, desenvolvendo «novas formas de otimizar os processos, e consequentemente, os resultados e eficácia das equipas».

O mestrado em Engenharia Eletrónica e de Computadores forneceu a Francisco um conjunto de conhecimentos, na área da programação e do setor hídrico, «essenciais para o desenvolvimento deste projeto». «As cadeiras de programação incluídas no plano curricular permitem que os alunos terminem o curso com uma forte base, essencial para ingressar no mercado de trabalho.»