Estudar

Somos ISEP: João Resende
08-09-2020

João Resende tem 22 anos e é de Viana do Castelo. Terminou, recentemente, o mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – Sistemas Autónomos e integrou a equipa de Embaixadores ISEP a convite de um colega. Em 2019, teve a oportunidade de representar o ISEP na Universidade de Frankfurt, na Alemanha, com o projeto Erasmus+ MoMaTrE. Gosta de passar o tempo livre com os amigos e, no fim de semana, de regressar a Viana para estar com a família.

- Porque escolheste estudar no ISEP?

Descobri o ISEP através de amigos e a mensagem transmitida sobre a instituição teve um grande impacto na minha decisão, uma vez que é reconhecida como uma das melhores escolas na área da Engenharia.

- Como recordas os primeiros tempos no Instituto?

Com grande nostalgia, muitas amizades criadas no primeiro dia e momentos que ficam marcados para a vida! Foi, sem dúvida, uma grande etapa da minha vida pelo facto de me encontrar a estudar longe de casa. Foi uma forma de crescer e de dar valor às oportunidades que os meus pais me estão a proporcionar.

- Se pudesses aliar um ou mais cursos ao teu, qual(ais) escolhias?

A versatilidade do conhecimento é uma mais valia na vida profissional. Se tivesse a oportunidade de aliar um ou mais cursos ao meu seria, sem dúvida, alguma a licenciatura de Engenharia Mecânica, pois tem sido uma componente muito requisitada em projetos em que estive inserido ao longo do meu mestrado.

- Fizeste parte da família de embaixadores do ISEP. Porque decidiste integrar este projeto?

Tive a oportunidade de participar neste projeto através de um amigo, membro da equipa do ano 2015, e foi com grande orgulho que integrei a segunda edição de embaixadores do ISEP. Achei que seria uma forma de enriquecer as minhas competências pessoais.

Uma das maiores responsabilidades enquanto Embaixador do ISEP recaiu na participação em diversas iniciativas, como por exemplo, "Estudante Por Um Dia", "Dia Aberto Especial Pais", "Welcome Week", entre outras. Para além disso, a participação no programa de estudos intensivos do projeto Erasmus+ MoMaTrE (Mobile Math Trails in Europe) foi uma ótima oportunidade de representar o ISEP e o IPP na Universidade de Frankfurt, na Alemanha.

- Para ti, o que distingue o ISEP de outras instituições de ensino de engenharia?

Os centros de investigação são, a meu ver, o que realmente distingue o ISEP. Demonstram o verdadeiro (indiscutível) potencial de desenvolvimento que esta instituição tem para oferecer.

- Uma característica/curiosidade que os teus colegas não sabem sobre ti…?

Durante três anos, estudei violoncelo na escola profissional de música de Viana do Castelo.

- Se pudesses mudar algo no mundo…?

Se pudesse mudar algo no mundo, pensaria primeiro em mudar a minha personalidade. Afinal de contas, não é o mundo que tem que se adaptar a nós, mas nós a ele. Se todos pensássemos desta forma, de certeza que seria um mundo bem melhor!

- Que mensagem gostavas de deixar aos novos alunos?

Aproveitem esta nova etapa, é um percurso difícil de se fazer, mas com boa companhia torna-se enriquecedor e gratificante! Façam novas amizades e aproveitem as oportunidades que o ISEP proporciona.