
O ISEP deu início, a 23 de março, à 16.ª edição do European Project Semester (EPS@ISEP). Este ano, o programa reúne 36 estudantes internacionais dos 3.º e 4.º anos, de 13 nacionalidades e 12 áreas de formação, acompanhados por uma equipa multidisciplinar de 14 docentes de sete departamentos.
Criado em 1995 pelo Professor Arvid Andersen, na Dinamarca, o EPS é um programa semestral de aprendizagem baseada em projetos que, atualmente, envolve 20 universidades em 14 países europeus. Foi concebido para reforçar as competências técnicas, interculturais, de trabalho em equipa e de comunicação dos estudantes, através de projetos multidisciplinares de engenharia com aplicação real.
No ISEP, o EPS é um programa de 30 ECTS, lecionado em inglês, que combina um projeto de 20 ECTS com módulos de Team Building e Gestão de Projetos, Marketing e Comunicação, Ética e Deontologia, Energia e Desenvolvimento Sustentável e Português. A abordagem privilegia a aprendizagem colaborativa e orientada para a resolução de problemas, em equipas internacionais que trabalham com empresas, parceiros de investigação ou entidades da sociedade.
Ao assinalar o seu 16.º aniversário, o EPS@ISEP reafirma, na edição da Primavera de 2026, a missão de preparar os estudantes com uma visão global para os desafios de um mundo tecnológico cada vez mais interligado.
