Estudar

SOMOS ISEP: Inês Tavares
06-04-2020

Inês Tavares tem 21 anos e é estudante do mestrado em Engenharia Eletrotécnica - Sistemas Elétricos de Energia, do ISEP. O seu sotaque não deixa margem para dúvidas: é natural de São Miguel, a maior ilha do arquipélago dos Açores. Ao início, confessa que era difícil ser entendida pelos colegas mas, com o tempo, diz que se habituaram. Gosta de passear e conhecer novos lugares e, por isso, a aventura no Porto tem sido uma experiência muito positiva. Mas esta distância também traz desafios e, quando regressa a casa, o seu tempo é dedicado à família e aos amigos.

- Porque escolheste estudar no ISEP?

Foi uma escolha muito simples. Tinha boas referências do ISEP antes de me candidatar à universidade e sabia que queria estudar no Porto.

- Como recordas os primeiros tempos no Instituto?

Foram tempos atribulados, porque estava sozinha e longe de casa... mas, também, de descoberta e de muito entusiasmo. Nos primeiros tempos fiz amizades que, com certeza, irei levar para o resto da vida.  

- O que é que te surpreendeu no curso que escolheste?

Surpreendeu-me o facto deste curso ter várias saídas no mercado de trabalho. Durante a licenciatura são abrangidos temas de diversas áreas, ajudando-nos a perceber do que que gostamos. Assim, conseguimos ter uma noção do que queremos para o futuro.  

- Se pudesses aliar um ou mais cursos ao teu, qual(ais) escolhias?

Escolheria o curso de Engenharia e Gestão Industrial. Nos dias de hoje, um engenheiro também tem de ser um bom gestor.

- O que mudavas e o que mantinhas para sempre no ISEP?

Mantinha para sempre a sensação de proximidade que o ISEP transmite. Faz-me sentir como se fosse a minha segunda casa. E acho que não alterava nada!

- Uma característica ou curiosidade que os teus colegas não sabem sobre ti.

Sou um livro aberto, por isso, acho que não há nenhuma característica que já não saibam sobre mim!

- Imagina que tinhas um livre-passe para fazer aquilo que quisesses... O que seria?

Viajar pelo mundo!

- Se pudesses mudar algo no mundo…? 

Mudaria a forma como as pessoas se relacionam. Hoje em dia, nota-se que as pessoas são cada vez mais individualistas e não olham para aqueles que estão ao seu redor, que, muitas vezes, precisam de ajuda.  

- Que mensagem gostavas de deixar aos novos alunos? 

Que aproveitem estes anos da melhor forma porque, sem dúvida, passam rápido demais. Divirtam-se ao máximo porque vão criar memórias para a vida. Agarrem também todas as oportunidades que o ISEP vos oferece.