André Sousa e Manuel Cabral, estudantes do ISEP, formaram duas equipas para ajudar crianças necessitadas em Marrocos. Vão participar no UniRaid, uma ação humanitária, e percorrer mais de dois mil quilómetros num carro com mais de 20 anos para distribuir material escolar e bens essenciais pelas aldeias mais isoladas do deserto.
Esta é a 9.ª edição do UniRaid que espera receber cerca de 150 equipas de estudantes universitários de Portugal, Espanha e Andorra.
A aventura decorre de 15 a 23 de fevereiro. Cada grupo leva, no mínimo, 40kg de material. Os participantes atravessam Marrocos em direção ao deserto Erg Chebbi em sete etapas por estradas de montanha, trilhos e dunas e vão ter diferentes testes ao longo da viagem. Os dispositivos eletrónicos de GPS são proibidos e apenas podem navegar com um road-book, um mapa e uma bússola.
André Sousa, estudante do 2.º ano do mestrado em Engenharia Eletrotécnica - Sistemas Elétricos de Energia do ISEP, juntou-se a João Rosa, estudante do CTeSP de Tecnologia Automóvel no IPL, na equipa “Bigodes do Deserto”. “A base desta aventura nasceu pelo veio da engenharia, pelo gosto por automóveis e pela vontade de construir. Claro que a nossa formação faz com que olhemos para estes projetos de uma forma diferente e tenhamos mais conhecimento para preparar uma ação desta envergadura”.
Para a Bigodes do Deserto, esta experiência vai ser enriquecedora a vários níveis, mas acima de tudo, vai permitir conhecer as condições de vida e a realidade destas pessoas. Para além de material escolar, vão distribuir kits de higiene oral para que possam contribuir, também, para uma melhor prática de higiene no quotidiano destas crianças.
Para já, o carro está a ser o maior desafio. A organização determina que os participantes apenas podem concorrer com um carro com mais de 20 anos, sem tração às quatro rodas e que tenha, no máximo, 1300 de cilindrada. São automóveis mais fiáveis, robustos e com reduzidos custos de reparação e de consumo de combustível. “Infelizmente não tínhamos nenhum carro velho nas nossas famílias e tivemos que adquirir um. Procurámos durante três meses pela internet, amigos e conhecidos. Surgiu-nos a possibilidade de comprar um Toyota Corolla Hatchback de 1992 pelo valor de 200€ e uma grade de cerveja!”.
Já a equipa “Cabral on the Road” vai participar com um Nissan Sunny 1.4 16v de 1991. Para Manuel Cabral, aluno do 2.º ano da licenciatura em Engenharia Mecânica do ISEP e Alexandre Campello, fotógrafo e estudante da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, “a escolha do carro dava uma boa novela”. Está a ser restaurado por profissionais, mas a paixão pelo mundo automóvel já está na família de Manuel há 3 gerações e, como tal, conta com ajuda do pai na preparação da viatura “para aguentar o que aí vem”.
O cansaço será, provavelmente, o maior inimigo. “E a capacidade de lidar com o choque social com o qual nos vamos deparar. Mais do que a diferença cultural, vamos ver populações muito pobres que enfrentam muitas dificuldades de subsistência".
Manuel e Alexandre já se conheciam e sempre estiveram ligados a projetos de cariz social. “É impressionante a quantidade de gente que olha com reserva para o que estamos a preparar, mas esta experiência acaba por surgir como reforço de tudo o que fomos aprendendo ao longo dos anos nos projetos em que nos inserimos”.
Atualmente, os jovens estão focados em envolveram-se em dinâmicas que ajudem a mudar o mundo. E é por isso que o UniRaid é mais do que uma aventura pelo deserto: “será uma experiência que nos vai fornecer ferramentas para encarar a vida de forma mais madura e abrangente. Seremos mais sensíveis perante o mundo que nos rodeia e, acima de tudo, vamos aprender a relativizar os nossos problemas”.