Outro

ISEP celebra 167 anos com nova exposição no Museu
26-03-2019
ISEP celebra 167 anos com nova exposição no Museu

 

O Dia do ISEP, comemorado a 27 de março, assinala o papel da Instituição no desenvolvimento e qualidade da engenharia em Portugal. Nesta data, o Museu inaugurou uma exposição especial que contou com a colaboração dos estudantes.

“Uma haste, uma biela e um eixo de manivela” surgiu de uma iniciativa da Presidência do ISEP que desafiou os estudantes a serem curadores de uma das duas exposições temporárias anuais organizadas pelo Museu. "Com esta iniciativa a Presidência pretende não só aproximar os estudantes do Museu, e assim contribuir para o seu desenvolvimento pessoal, como também compreender qual é a visão contemporânea do espólio do Museu na perspetiva dos nossos estudantes que são o futuro da engenharia", explica Maria João Viamonte, Presidente do ISEP.

Partindo de um modelo de máquina a vapor, a exposição destaca todas as funcionalidades destes elementos no contexto letivo do séc. XIX, nomeadamente do curso de Condutores de Máquinas. Os jovens de Licenciatura em Engenharia Mecânica participaram nesta atividade com a seleção de alguns objetos e a elaboração das legendas e montagem da exposição ficaram a cargo dos alunos de Engenharia Mecânica Automóvel.

"O principal objetivo é tornar o Museu num espaço dinâmico, de estudo e descoberta, onde os estudantes possam recolher conteúdos e informação para completarem os seus trabalhos. Será interessante observarem e estudarem a engenharia do século XIX para enriquecerem os seus conhecimentos enquanto engenheiros do século XXI", refere Patrícia Costa, diretora do Museu do ISEP. "Os projetos de curadoria são originais já que permitem um novo olhar sobre as peças, através de uma perspetiva mais moderna", acrescenta.

Esta é uma iniciativa inovadora para aproximar os estudantes do acervo científico e cultural do Museu, fomentando a curiosidade, a descoberta, a participação e a reflexão sobre os paradigmas da engenharia moderna e contemporânea.