Investigação

Nova colaboração em Inteligência Artificial com Brasil
25-02-2019

A colaboração entre o Politécnico do Porto, o ISEP e os Institutos Federais e Universidades do Brasil tem evoluído ao longo dos anos. Para além do desenvolvimento de projetos de investigação, o ISEP tem, desde 2010, as portas abertas a estudantes do Brasil para frequência de estágios nos grupos de I&D da Escola.

Esta parceria foi reforçada na última semana, durante uma reunião do Conselho de Reitores dos Institutos Federais do Brasil (CONIF), onde Carlos Ramos, professor do Departamento de Engenharia Informática, lançou o desafio para um novo projeto conjunto sobre o futuro da Inteligência Artificial, focado na adaptação das formações e capacitação dos docentes na área.

Estas sinergias são “fundamentais para a construção de uma rede de networking. O IPP e, em particular, o ISEP, conseguiram ganhar prestígio junto das instituições e população estudantil do Brasil graças aos projetos conjuntos de I&D, o que tem permitido uma maior procura por parte de estudantes internacionais brasileiros pelos nossos cursos”, explica Carlos Ramos.

“O feedback da comunidade académica brasileira é bastante positivo. Falamos de investigações de elevada qualidade em domínios essenciais para o Brasil, como a Eficiência Energética e Smart Grids, Alimentos Geneticamente Modificados, Laboratórios Virtuais, Inovação e Criatividade, temas sobre os quais professores do ISEP coordenaram projetos entre a União Europeia e a América Latina. Com isto, passamos a ser um parceiro muito apetecível para as IES do Brasil”, remata.

Nesta reunião, foi ainda apresentado o LAPASSION, projeto coordenado por Carlos Ramos com envolvência do GECAD, e o VirtualSign, de Paula Escudeiro, do GILT, que contaram com a colaboração de equipas de investigação das instituições brasileiras.