Outro

A evolução da Rádio em exposição na Biblioteca
13-02-2019

No Dia Mundial da Rádio, que se assinala anualmente a 13 de fevereiro, a Biblioteca do ISEP inaugura uma exposição com vários modelos de recetores de rádio de diferentes épocas. A esta mostra, juntam-se livros e revistas com séculos de história e que contam a evolução da rádio em Portugal.

A rádio tornou-se uma ferramenta fundamental para a população, ao acompanhar os principais acontecimentos históricos a nível nacional e internacional. Era a principal fonte de informação, potenciada pela facilidade de acesso e pela sua rapidez.

“Com esta exibição, é fácil perceber a velocidade com que as telecomunicações evoluem. A rádio teve um papel importante na evolução da informação e continua a ser um instrumento essencial para a sociedade. Na Biblioteca, os nossos estudantes têm ao dispor várias ferramentas para estudar e compreender a tecnologia subjacente à rádio graças à nossa vasta bibiliografia", refere Maria da Glória Ferreira, do departamento da Divisão de Documentação e Cultura.

Com a constante evolução e exigências das novas tecnologias, a rádio foi um dos meios que registou uma melhor adaptação. A multiplicidade de formas de transmissão e as atuais plataformas, já permitem uma interação diferente e mais próxima entre os profissionais e os seus ouvintes.

A exposição vai estar disponível no átrio da Biblioteca durante um mês.