Ricarda Torre, de 28 anos, é licenciada em Engenharia Química e mestre em Engenharia Química – ramo de Energia e Biorrefinaria. Atualmente, é bolseira de investigação do GRAQ, sediado no ISEP, e contribui ativamente para o sucesso do projeto FishBioSensing.
Natural da Póvoa de Varzim, Ricarda Torre foi estudante do ISEP, mas mantém a ligação à instituição, devido ao facto de estar a trabalhar como bolseira de investigação no FishBioSensing, o qual já despertou, inclusive, a atenção dos média portugueses. Para além de contribuir diariamente para o desenvolvimento do projeto, já foi distinguida recentemente com o prémio de melhor poster, no âmbito do XIV Encontro de Química dos Alimentos, que decorreu em Viana do Castelo. De salientar que o trabalho da antiga estudante foi selecionado entre 117 comunicações.
No seu dia-a-dia laboral dedica-se, sobretudo, a desenvolver um sensor eletroquímico para a deteção de histamina no peixe. “Basicamente, o que está a ser concebido é um sensor análogo ao que todos conhecemos para a medição da glucose por parte dos diabéticos. No entanto, neste caso, o que se pretende medir é a quantidade de histamina presente por quilograma de peixe. Trata-se de um parâmetro crucial na avaliação da qualidade e/ou frescura do pescado e que, em quantidades acima do estabelecido pela lei, poderá provocar casos de intoxicação alimentar”, explica Ricarda Torre.
Recorde-se que o projeto, acima mencionado e liderado pelo ISEP, permite verificar a qualidade do peixe, com o objetivo de reduzir o desperdício alimentar na indústria do pescado e prevenir problemas para a saúde pública. Com esta e outras experiências, a jovem destaca: “O ISEP deu-me conhecimento aprofundado em várias áreas, como matemática, química, gestão e práticas laboratoriais, algo que considero uma excelente base para um futuro de sucesso.”
Por fim, Ricarda Torre deixa uma mensagem aos atuais e futuros estudantes do ISEP: “Desejo a todos muito sucesso nas vossas escolhas e aproveitem bem as ferramentas que a instituição proporciona. Aproveitem ainda a vida académica, pois só acontece num determinado momento da nossa vida e tudo faz parte!”