O projeto LAPASSION, liderado por Carlos Ramos, docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI) e investigador do Grupo de Investigação em Sistemas Inteligentes em Engenharia e Computação para Inovação Avançada e Desenvolvimento (GECAD) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), promoveu durante novembro três sessões de preparação/treino de parceiros na América Latina, nomeadamente no Uruguai (em Montevideu) e no Brasil (São Luís / Maranhão e Uberaba / Minas Gerais).
O professor Constantino Martins (do DEI/GECAD) esteve em Montevideu para a sessão de treino nas Universidades do Uruguai UDELAR e UTEC, mas também para o IFSUL, do Brasil.
Por sua vez, Carlos Ramos esteve em São Luís para as sessões de treino para o IFMA e IFAM. Enquanto, Luiz Faria, Diretor do DEI e investigador do GECAD, esteve em Uberaba para a sessão de treino para o IFTM e IFG. Estiveram presentes investigadores de outros parceiros, como a TAMK (Finlândia), da UVIGO (Espanha), da DUOC e PUC (Chile) e da UTEC (Uruguai).
Os treinos visaram a preparação dos supervisores dos estudantes e a verificação das infraestruturas, que vão ser disponibilizadas aos estudantes locais e internacionais, que vão participar nos projetos multidisciplinares futuros.
“Como melhorar a vida das crianças” é o desafio de Montevideu, “Alimentos para o Futuro” é o desafio de Uberaba e “Como melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano” destina-se a São Luís. Os projetos dos estudantes decorrem entre março e maio de 2019.
O ISEP vai enviar seis estudantes que se vão juntar a colegas do Brasil, Chile, Uruguai, Espanha e Finlândia em projetos multidisciplinares colaborativos e criativos. O GECAD tem trabalhado em vários projetos intercontinentais. O LAPASSION, em particular, visa o enquadramento dos jovens investigadores nacionais e internacionais nas boas práticas interdisciplinares com desafios abertos e de impacto social. O orçamento global do LAPASSION é de cerca de um milhão de euros.