Cinco docentes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) publicaram recentemente um artigo científico, intitulado “Collaborative Learning with Sustainability-driven Projects: A Summary of the EPS@ISEP Programme”, na revista internacional “International Journal of Engineering Pedagogy”. Este trabalho debruça-se sobre os sistemas domésticos de aquaponia, criação de insetos e de caracóis, desenvolvidos por estudantes internacionais que participaram no programa European Project Semester do ISEP (EPS@ISEP).
Em todas as soluções concebidas no âmbito do EPS@ISEP, a consciencialização para a sustentabilidade é parte integrante do modelo colaborativo de aprendizagem da engenharia, tendo por base projetos centrados no estudante. Com este artigo, os docentes do ISEP pretendem mostrar a simbiose entre a adoção de práticas de desenvolvimento sustentável e a partilha de conhecimento em ambiente multicultural.
Todos os sistemas descritos representam projetos sustentáveis de aplicação imediata, desenvolvidas pela nova geração de engenheiros formados no ISEP. O artigo foi redigido pelos docentes do ISEP, Manuel F. Silva, Benedita Malheiro (Departamento de Engenharia Eletrotécnica), Pedro Guedes (Departamento de Matemática), Paulo Ferreira (Departamento de Engenharia Informática) e Abel Duarte (Departamento de Engenharia Química).
O programa EPS@ISEP tem a duração de um semestre, no qual os estudantes têm que desenvolver em equipa um projeto multidisciplinar que vise resolver problemas da vida real. Através deste método de aprendizagem, os estudantes desenvolvem as suas competências técnico-científicas e transversais (as denominadas soft skills) em ambiente internacional.