Helder I. Chaminé e Ana Pires, investigadores do LABCARGA (Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada) e do CRAS (Centro de Robótica e Sistemas Autónomos), respetivamente, são os autores do capítulo “Shoreline and Coastal Terrain Mapping”, incluído na 2.ª edição da “Encyclopedia of Coastal Science”, da editora Springer. De momento, o livro encontra-se apenas disponível online, mas será publicado até ao final do ano.
"O interesse pela caraterização, avaliação, proteção e gestão sustentável dos recursos hídricos, especialmente na sua componente subterrânea, pelos recursos hidrominerais e geotérmicos e pelas zonas costeiras em vários contextos marítimos [Portugal Continental, Açores e Galiza] foi uma clara aposta estratégica do Departamento de Engenharia Geotécnica. Estivemos envolvidos, desde 2005, em vários projetos com uma forte componente de investigação ligada à água subterrânea e ao mar, em que as geociências e a engenharia têm um papel importante”, destaca Helder I. Chaminé, diretor do LABCARGA.
Nesta perspetiva destacam-se os recentes volumes temáticos publicados, ou em vias de publicação, sob coordenação do DEG|ISEP em colaboração com instituições de referência (U.Vigo, IST|U.Lisboa, U.Minho), nomeadamente: os ligados à Sustentabilidade dos Recursos Hídricos das revistas Environmental Earth Sciences ("Sustainability and Water Resources", Springer, March 2015); Sustainable Water Resources Management ("Sustainable Resource Management: Water Practice Issues", Springer, November 2018); e os relacionados com a Geotecnia Portuária e Marítima da revista Geotechnical Research ("Harbour, Coastal and Marine Geotechnics: an Emerging Field in Engineering Practice", ICE, December 2018).
Helder I. Chaminé apresenta uma vasta experiência em cartografia fundamental e aplicada às geociências, recursos hídricos e geotecnia. Desde 2005, tem impulsionado no LABCARGA|ISEP várias linhas de investigação nestes domínios com desenvolvimento de originais metodologias e abordagens multitécnica em cartografia, incluindo aplicações em consultadoria especializada em ambiente industrial.
Por sua vez, Ana Pires, é engenheira geotécnica e está atualmente a desenvolver o seu pós-doutoramento no CRAS|INESC-TEC e é colaboradora do LABCARGA. Há mais de 12 anos que se dedica, com a equipa do LABCARGA, à pesquisa e estudo das abordagens geotécnicas ligadas à engenharia costeira, cenário que culminou no seu Doutoramento Europeu (“Integrated coastal geoengineering approach for maritime environments”) na Universidade de Aveiro, em finais de 2015. Para além disso, conta com várias publicações internacionais de referência.